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ID
240649
Banca
FCC
Órgão
TRT - 22ª Região (PI)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Creational Pattern Java que tem por objetivo separar a construção de um objeto complexo da sua representação, de tal forma que diversas representações podem ser criadas em razão da necessidade do programa. Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • A pattern Builder tem por finalidade isolar a construção de um objeto complexo da sua representação, levando em consideração que o mesmo processo de construção possa criar diferentes representações. Sendo assim, o algoritmo para a construção de um objeto deve ser independente das partes que realmente compõem o objeto e também de como eles são montados.

    Utilizando esta pattern, o que temos a fazer é criar uma classe, qual especifica uma interface abstrata para a criação das partes de um objeto-produto. Esta classe abstrata deverá ser herdada pelos objetos concretos que implementaram os métodos de construção para aquele objeto. Esta classe concreta nos fornecerá uma forma de recuperarmos o produto, retornando-o de alguma forma para o cliente que o solicitou.

    Vejamos abaixo os participantes envolvidos nesta pattern:

    • Director: Constrói um determinado objeto, utilizando a interface de Builder (classe abstrata).
    • Builder: Define uma interface abstrata para a criação das partes de um objeto-produto.
    • ConcreteBuilder: Implementa os métodos de construção da classe abstrata e também mantém a representação do objeto que cria. Fornece ao cliente um método para a recuperação do produto.
    • Product: Representa o objeto complexo em construção, incluindo as interfacces para a montagem das partes no resultado final.

     

     

    ALTERNATIVA B

  • (Structural Pattern) Flyweight é um design pattern apropriado quando vários objetos devem ser manipulados, e esses não suportam dados adicionais. No flyweight não existem ponteiros para os métodos do dado, pois isto consome muita memória. Em contrapartida são chamadas sub-rotinas diretamente para acessar o dado.
    (Creational Pattern) Builder é um design pattern que permite a separação da construção de um objeto complexo da sua representação, de forma que o mesmo processo de construção possa criar diferentes representações.
    (Creational Pattern) Prototype é um design pattern que permite a criação de objetos a partir de um modelo original ou protótipo.
    (Creational Pattern) Singleton é um design pattern que garante a existência de apenas uma instância de uma classe, mantendo um ponto global de acesso ao seu objeto.
    (Structural Pattern) Bridge é um design pattern utilizado quando é desejável que uma interface (abstração) possa variar independentemente das suas implementações.