Em resumo temos (Segundo Heldman):
Iniciação: Confirma que um projeto, ou etapa seguinte do projeto, deve ter início. Esse processo concede aprovação para que se comprometam os recursos do projeto em prol daquele projeto ou fase.
Planejamento: É o processo de formular e revisar metas e objetivos do projeto e delinear os planos que serão usados para cumprir os propósitos que o projeto se propôs a atingir. De todos os grupos de proecssos do gerenciamento de projetos, o de Planejamento é o que possui o maior número de componentes. O planejamento deve abranger todas as áreas de gerenciamento de projetos e considerar o orçamento, definição das atividades, planejamento do escopo, recrutamento da equipe, planejamento das aquisições e outros.
Execução: É a concretização dos planos do projeto. É aqui que o gerente do projeto coordena e direciona os recursos com a finalidade de atender aos objetivos do plano do projeto. Costuma absorver a maior parte do tempo e recursos do projeto (Custos são mais elevados nessa etapa.).
Monitoramento e Controle: São realizadas e analisadas as avaliações de desempenho, para verificar se o projeto está seguindo o planejado. Se forem detectados desvios, é aplicada uma ação corretiva para colocar as atividades de acordo com o plano do projeto.
Encerramento: Encerramento formal e ordenado das atividades de uma fase ou do projeto em si.