SóProvas


ID
2407114
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A criptografia de chave simétrica pode ser feita atualmente por diversas cifras de bloco conhecidas, incluindo DES (DATA ENCRYPTION STANDARD), 3DES e AES (ADVANCED ENCRYPTION STANDARD). Cada um desses padrões utiliza funções onde os algoritmos utilizam uma cadeia de bits para chave. O ataque de força bruta para cada uma dessas cifras é percorrer todas as chaves, aplicando o algoritmo de decriptografia com cada chave. Assim, para decifrar um AES o atacante utilizara, no máximo, a seguinte quantidade de chaves possíveis:

Alternativas
Comentários
  • AES(Advanced Encryption Standart): 

     - Substituto do DES;

     - Mais complexo(Baseado na aritmética de corpos infinitos);

     - Chaves de 2^128, 2^192 e 2^256;

     - cada bloco é tratado como uma matriz de bloco 4x4 bytes;

     

    @papirobizurado

  • Uma cifra de bloco é um esquema de criptografia/decriptografia em que um bloco de texto claro é tratado como um todo e usado para produzir um bloco de texto cifrado de mesmo tamanho.

    O Esquema de criptografia mais usada é o DES (Data Encryption Standard). Para o DES os dados são codificados em blocos de 64 bits usando uma chave de 56 bits. O principal problema com DES tem sido sua vulnerabilidade ao ataque de força bruta, em razão do seu tamanho de chave relativamente curto (56 bits).

    O AES (Advanced Encryption Standart) é uma cifra de bloco simétrica cujo o objetivo é substituir o DES. O AES usa um tamanho de bloco de 128 bits e um tamanho de chave de 128, 192 ou 256 bits.

    O AES usa as mesmas três alternativas de tamanho de chave, mas limita o tamanho do bloco a 128 bits. Para decifrar o AES utilizando o ataque de força bruta o atacante utilizará, no máximo 2 bits.

    Alternativa: E