-
Segundo Martins (2006, pág. 199) “O inventário físico consiste na contagem física dos itens de estoque, caso haja diferenças entre o inventário físico e os registros do controle de estoques, devem ser feitos os ajustes conforme recomendações contábeis e tributarias”.
-
-
A) Tombamento (ato de inscrever o bem no registro patrimonial, com a concomitante afixação do respectivo código numérico mediante plaquetas, gravação, etiquetas ou qualquer outro método adequado às suas características).
-
Me parece que as coisas descritas são:
A) tombamento
B) (um tipo de) almoxarifado
C) inventário físico
D) inventário analítico
E) vida útil
-
GABARITO: LETRA C
Uma empresa organizada tem uma estrutura de Administração de Materiais com políticas e procedimentos claramente definidos. Assim sendo, uma das suas funções é a precisão nos registros de estoques; então, toda a movimentação do estoque deve ser registrada pelos documentos adequados. Considerando que o almoxarifado ou depósito tem como uma das funções principais o controle efetivo de todo o estoque, sua operação deve vir ao encontro dos objetivos de custo e de serviços pretendidos pela alta administração da empresa. Periodicamente, a empresa deve efetuar contagens físicas de seus itens de estoque e produtos em processo.
FONTE: Administração de Materiais - Uma Abordagem Logística - Marco Aurélio P. Dias.
-
Letra C
Inventário Físico = procedimento de levantamento físico e contagens dos itens de material em uma organização.
-
Gabarito: C.
Inventário físico é uma contagem física periódica dos materiais existentes para efeito de comparação com os estoques registrados e contabilizados em controle da empresa, a fim de comprovar a sua existência e exatidão. (A verificação dos saldos de estoques nos almoxarifados e depósitos, e dos equipamentos e materiais permanentes, em uso no órgão ou entidade). Normalmente se realiza uma vez ao ano.
Anual/Periódico – destinado a comprovar a quantidade e o valor dos bens patrimoniais do acervo de cada unidade gestora, existente em 31 de dezembro de cada exercício – constituído do inventário anterior e das variações patrimoniais ocorridas durante o exercício; (Paralisa as atividades)