4.2 Parte escrita
Na parte escrita constam as especificações, o memorial e o orçamento.
• Especificação – determina condições de natureza geral e específica que os construtores deverão se submeter durante a execução da obra. Essas especificações são de material e de serviços.
De material – condições mínimas a que devem satisfazer os materiais para uma determinada obra ou serviço.
De serviço – determinações para a execução dos serviços, visando estabelecer padrões de qualidade.
• Memorial �– é uma exposição detalhada do projeto, descrevendo as soluções adotadas, a justificativa das opções, as características dos materiais, os métodos de trabalho. Deve ser claro, conciso, simples e redigido de forma impessoal. Os temas devem ser abordados na seqüência mostrada nas fases de construção, ou seja, trabalhos preliminares, trabalhos de execução e trabalhos de acabamento, destacando-se cada etapa dentro de cada fase. Valenlembrar que somente em obras de vulto ou concorrências é que há a necessidade de umnmemorial. Fora estes casos, a explicação é verbal entre projetista e cliente, podendo até mesmo nem existir.
• Orçamento �– parte do projeto que estabelece o custo provável da obra. Nele constam as unidades, as quantidades, os preços unitários e os custos parciais e totais. Alguns construtores, na prática, fazem um orçamento sumário (área da construção multiplicada por um custo arbitrário da mão-de-obra e de material), baseados nas últimas obras que estes fizeram, dentro do mesmo padrão de acabamento.
fonte: Sistemas Construtivos Nos Empreendimentos Imobiliários Por Adriana Regina Tozzi, Carlos Eduardo Curi