-
Especificação: significa a descrição detalhada de um item, como suas medidas, formato, tamanho, peso etc. Quanto maior a especificaçio, mais informações sobre o item e menos dúvidas se terá a respeito de sua composição e características, A especificação facilita as compras do item, pois pennite dar ao fornecedor uma idéia precisa do material a ser comprado. Facilita a inspeção no recebimento do material, o trabalho da engenharia de produto etc.
Administração de Materiais - Idalberto Chiavenato
-
ETAPAS DA CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS:
CATALOGAÇÃO é a relação de todos os itens do estoque. É como se fosse um check list completo de tudo que há no estoque.
SIMPLIFICAÇÃO é para diminuir a quantidade de itens. Imagine uma lista gigantesca de materiais. Mas aí, o gestor da área (VOCÊ) é muito inteligente (VOCÊ) e percebe que na fase de CATALOGAÇÃO muitos materiais tinham a mesma destinação e eram muito similares. Aí, na fase de SIMPLIFICAÇÃO é decidido que esses dois itens similares serão “unidos”. Apenas um deles vai para o catálogo final de itens.
ESPECIFICAÇÃO!É a hora, como diz o nome, de ser ESPECÍFICO, de ser detalhado ao extremo. De citar as especificações do material. Imagine que é baixada uma portaria dizendo que todo funcionário público terá direito a ganhar um Honda zero. Imagina! Aí você precisa fazer uma licitação, certo? Nela você vai especificar que o Honda não é apenas um Honda (ou podem te entregar uma moto Honda CG 125!). Você precisa especificar que é um HONDA Zero Km, automóvel, com motor 1.5 turbo, bancos de couros, rodas de liga-leve, câmbio automático e etc.
NORMALIZAÇÃO Aqui entra a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Se você já fez faculdade, deve “amar” a ABNT, pois é ela quem “normaliza” ou normatiza as regras para o seu famigerado TCC (Trabalho de conclusão de curso). Se ainda não chegou lá, aguarde . A ABNT precisa normalizar itens importantes ,como por exemplo, os extintores de incêndio. Já imaginou se cada fabricante decidisse fabricá-los de qualquer jeito? E mesmo que não dependa da ABNT, a própria empresa, claro, pode ter seu manual de utilização/consumo de determinados materiais.
PADRONIZAÇÃO:
Mais uma vez, o nome nos ajuda! Aqui devemos dar padrão aos materiais. Já imaginou se cada parafuso tivesse um tamanho diferente? Ia atrapalhar todo o processo produtivo. A padronização é muito importante. Depois que a padronização é definida pela empresa, será este o modelo a ser adotado pela empresa em todas as futuras compras. Se as camisas dos funcionários são azuis, de tergal e sem mangas, assim será o padrão dos uniformes e ele deverá ser seguido em todos os pedidos futuros.
Fonte: https://d3eaq9o21rgr1g.cloudfront.net/aula-temp/136429/00000000000/curso-25648-aula-00-v1.pdf?Expires=1552684902&Signature=Dx-ZUFw6x7N4gufo1grYGBkLcQrYsUSCz4c21HAJfem9wxftbBRkI9EpT4evJmcodP36UVR-evsC3XpNbYrc8cfPIUYiUEZgo6T1AmOVdPuwzu6~xPBvbbNOTqTNHV88I4FsoWihRveo~i450WEa617GCRCzHRTjae6prk~yLA8ZRRPPveMgE4l8s0qA8iNK3v6XordQsDIvc7ZEt9~ve91nVAhTBpJwxBSPFLF2qL5vuuNzqMElxznYVaoYAZUpgebu-b1sccgTRMkC0BuyttVrp93AABi75F8fLs9ojHi-3BLIBFBU2X4CbQMunloh~TpuuTD8ky1jYl1q4FKQag__&Key-Pair-Id=APKAIMR3QKSK2UDRJITQ
-
A questão versa sobre o assunto classificação de materiais, etapas para uma boa classificação de materiais.
O sistema de classificação de materiais possui algumas etapas ou princípios que devem ser respeitados.
Esses princípios regem a classificação de materiais. Para melhor compreendê-los criei este mnemônico (ou vi de alguém em algum lugar e inconscientemente acho que criei): CASI NO PACODI.
Organizando, fica assim:
>> Catalogação: refere-se ao arrolamento de todos os itens existentes em estoque, de modo a se ter uma visão geral do conjunto;
>> Simplificação: objetiva a redução da diversidades de itens que se destinam ao mesmo fim. Vale destacar que, isso não significa que alguns materiais serão eliminados, apenas não comporão o catálogo da organização.
>> Identificação (especificação): é faz a descrição detalhada do material, de modo a permitir sua individualização. Aqui todas as características do material são listadas.
>> Normalização: na etapa de normatização ocorre a estabelecimento de normas técnicas para os itens ou para o seu manuseio adequado, isto é, com segurança.
>> Padronização: uniformização do emprego emprego e do tipo de material. A padronização facilita a atividade de controle dos itens.
>> Codificação: refere-se à atribuição de um código, na forma de números e/ou letras em cada item que compõe o estoque. O código atribuído conterá todas as características do item. Lembrando que, cada item possuirá um código é exclusivo.
GABARITO: A
-
✅ Letra A
Objetivos da classificação de materiais: CS E NO PC
Catalogação = Relação de todos os itens do estoque.
Simplificação = Diminuir a quantidade de itens.
Especificação = Ser específico, detalhado ao extremo com os itens. Descrição detalhada em linguagem familiar a todos os envolvidos.
NOrmalização = Dão normas.
Padronização = Dar padrões aos materiais.
Codificação = É apresentar cada item por um código, através de números e letras.
Obs: O sistema da codificação são o ALFABÉTICO, ALFANUMÉRICO E NUMÉRICO OU DECIMAL.
Erros? Só avisar!! Bons estudos E GARRA NO TREINOOO!!!