SóProvas


ID
2409595
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A cromatografia é um método físico-químico de separação e está fundamentada na migração diferencial dos componentes de uma mistura, que ocorre devido a diferentes interações, entre duas fases imiscíveis: a fase móvel e a fase estacionária. Entre os vários tipos de cromatografia, destacam-se a cromatografia em camada delgada (CCD), a cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) e a cromatografia gasosa de alta resolução (CGAR).

Sobre os tipos de cromatografia, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    A CLAE tem como principal característica a utilização de ALTA PRESSÃO, esta aumenta a eficiência do método em muito. Outro ponto é que esse tipo de técnica pode ser realizado com uma coluna de FASE NORMAL (fase estacionária é POLAR) ou em fase reversa (fase estacionária é APOLAR).

  • Características CLAE:

    Temos 2 fases: Normal e Reversa.

    • Fase normal:

    A FE é polar e a fase móvel é apolar.

    • Fase reversa:

    A FE é apolar e a fase móvel é polar.

  • Letra A: correta. A CCD é uma técnica baseada na adsorção, em que a fase estacionária (FE) é sólida e fase móvel (FM) é líquida. Nessa técnica, a separação é viabilizada pela diferença de afinidade dos componentes de uma mistura pela fase estacionária.

    Letra B: correta. Caso tenhamos FE sólidas, o mecanismo de separação será baseado na adsorção do soluto sobre a superfície da FE. Por outro lado, caso a FE seja líquida, a separação será baseada na absorção do soluto pela FE, processo que também recebe o nome de partição.

    Letra C: incorreta. Na cromatografia líquida podemos utilizar tanto uma fase móvel de características mais polar quanto de maior caráter apolar, a depender da aplicação desejada. Além disso, a cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) pode se basear em 5 diferentes mecanismos de interação entre os componentes da amostra (solutos) e a fase estacionária, são eles: adsorção, partição, troca iônica, exclusão molecular e afinidade.

    Letra D: correta. Um dos mecanismos possíveis para cromatografia gasosa é a partição, em que a FM é gasosa e a FE é líquida.

    Resposta: letra C 

    Diego Souza

    Estratégia Concursos