-
Gabarito está A.
Se alguém souber a literatura que aborde Keylogger e Ransomware como Trojan, agradeço se puder colocar aqui, pois, pelo que eu estudo há um tempo, Keylogger, por exemplo, é Spyware.
-
https://cartilha.cert.br/malware/
nesse site tem tudo ... ate por isso que as bancas retiram tudo de la .... abs
-
Rafael, agradeço pela ajuda.
Mas não consegui localizar, na cartilha, a informação colocada pela questão. Nesse documento é colocado Keylogger como Spyware, que é como eu conheço.
Considerar Keylogger e Ransomware como Trojan eu ainda não consegui entender.
-
LETRA A
Um ransomware é um programa que criptografa arquivos no computador e deixa um aviso no micro da vítima, informando que a chave criptográfica será entregue após o pagamento de um 'resgate'. Um ransomware pode ser trazido na forma de um cavalo de tróia (trojan), ou seja, ele pode se apresentar para o usuário-vítima de uma forma "inofensiva" para induzi-lo a executar o programa.Trojan Ransomware é um tipo de programa malicioso, referindo-se também ao termo cavalo de tróia que cobra resgate para liberar um arquivo 'infectado' . Um exemplo deste o trojan é o Arhiveus-A, que compacta arquivos da vítima num pacote criptografado.
Marquei keylogger pq lembrei das funções do cavalo do troia
Cavalo de troia (Trojan horse)
→ é um programa, normalmente recebido como um presente, que além de executar funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções normalmente maliciosas e sem o conhecimento do usuário.
Algumas das funções maliciosas que podem ser executadas por um cavalo de troia são:
* Instalação de keyloggers ou screenloggers;
* Furto de senha e informações sensíveis, como número de cartões de crédito;
* Inclusão de backdoors, para permitir que um atacante tenha total controle sobre o computador;
* Alteração ou destruição de arquivos (formatação do disco rígido);
-
Silvio Luis, o cavalo de tróia é, de fato, uma "casca" como você já deve saber. Dentro dele é possível colocar vários tipos de malwares, na maioria das vezes são spywares. Keylogger é um tipo de spyware, portanto pode ser interpretado como parte de um cavalo de tróia. Também não concordo com a afirmação que ele deverá, mas por eliminação você consegue acertar a questão. Abraçosssss