-
Alternativa: b) hijackers e worms.
Bons estudos!
-
Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.
Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.
Hijackers também chamados de spyware, os hijackers (”seqüestradores”) são Cavalos de Tróia que modificam a página inicial do navegador
https://cartilha.cert.br/malware/
-
Alguns conhecimentos que ajudariam nessa questão:
1) O captcha é um procedimento de segurança. Todo mundo já deve ter entrado em um site que pedia para digitar as letras da imagem. É tipo uma imagem distorcida com algum símbolo, geralmente letras, para você confirmar que é uma pessoa rs...mais ou menos isso. (elimina a A)
2) Firewall é a ''cortina de fogo''. Seria uma barreira que visa proteger a rede contra vulnerabilidades. Pode ser hardware ou software e não é um antivírus. (elimina a C)
3) Keyloggers é um tipo de malware que captura as teclas digitadas pelo usuário para fins maliciosos. (elimina a D)
4) Hoaxs, se não me falha a memória, são os boatos, correntes(repasse para 10 pessoas se não você morrerá), que podem espalhar vírus. (elimina a E)
Portanto, gabarito B.
-
Pelo que eu saiba, hoax não propaga vírus/worm/spyware. São boatos/contos, os prejuízos dele são de outra ordem. O melhor exemplo é postar foto de uma pessoa qualquer e dizer que ela está desaparecida, acionar os órgãos de segurança etc. Ou aquelas fotos de crianças doentes em facebook/e-mail etc
-
Gabarito B
Hijackers também chamados de spyware, os hijackers (”seqüestradores”) são Cavalos de Tróia que modificam a página inicial do navegador e, muitas vezes, também redirecionam toda página visitada para uma outra página escolhida pelo programador da praga. A ideia é vender os cliques que o usuário faz nessas páginas, o que gera lucro para o criador do hijacker.
Um worm (termo da língua inglesa que significa, literalmente, "verme") é um programa autorreplicante, diferente de um vírus. Enquanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se alastrar, o worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar. Um worm pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema. Além de se autorreplicar, pode deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por email.
A partir disso, o worm pode tornar o computador infectado vulnerável a outros ataques e provocar danos apenas com o tráfego de rede gerado pela sua reprodução – o Mydoom, por exemplo, causou uma lentidão gerada na rede de computadores mundial nos niveis mais alto de seu ataque .
Diferente dos vírus comuns, os worms podem se autorreplicar sem a necessidade de infectar arquivos legítimos, criando cópias funcionais de si mesmos. Essas características permitem que os worms se espalhem por redes de computadores e drivers USB. Alguns worms também se alastram por mensagens de e-mail, criando anexos maliciosos e os enviando para as listas de contato da conta invadida.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
Definições:
Captchas - é um teste de desafio cognitivo, utilizado como ferramenta anti-spam, desenvolvido de forma pioneira na universidade de Carnegie-Mellon. Como o teste é administrado por um computador, em contraste ao teste de Turing padrão que é administrado por um ser humano, este teste é na realidade corretamente descrito como um teste de Turing reverso. Elemento malicioso? NÃO!
Trojans - O Cavalo de Tróia ou Trojan Horse é um tipo programa malicioso que podem entrar em um computador disfarçados como um programa comum e legítimo. Ele serve para possibilitar a abertura de uma porta de forma que usuários mal intencionados possam invadir seu PC. Elemento malicioso? SIM!
Hijackers - também chamados de spyware, os hijackers (”sequestradores”) são Cavalos de Troia que modificam a página inicial do navegador e, muitas vezes, também redirecionam toda página visitada para uma outra página escolhida pelo programador da praga. A ideia é vender os cliques que o usuário faz nessas páginas, o que gera lucro para o criador do hijacker. Elemento malicioso? SIM!
Worm - é um programa capaz de se propagar automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Elemento malicioso? SIM!
Firewall - é uma solução de segurança baseada em hardware ou software (mais comum) que, a partir de um conjunto de regras ou instruções, analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas. “Parede de fogo”, a tradução literal do nome, já deixa claro que o firewall se enquadra em uma espécie de barreira de defesa. Elemento malicioso? NÃO!
Vírus de Boot - foi um dos primeiros tipos de vírus a surgir no mundo. Os vírus de boot surgiram nos disquetes de 360KB de formato 5"1/4, em 1978, onde eles se alojavam no setor de boot dos disquetes. A máquina era infectada quando o usuário inicializava o sistema pelo disquete, onde o vírus era carregado na memória e era executado. Elemento malicioso? SIM!
Keyloggers - são aplicativos ou dispositivos que ficam em execução em um determinado computador para monitorar todas as entradas do teclado. Assim, aquele que deixou o programa em execução pode, em outro momento, conferir tudo o que foi digitado durante um determinado período. Elemento malicioso? SIM!
RAID - é um meio de se criar um subsistema de armazenamento composto por vários discos individuais, com a finalidade de ganhar segurança -- por meio da redundância de dados -- e desempenho. Popularmente, RAID seriam dois ou mais discos (por exemplo, HD ou disco rígido e até SSD) trabalhando simultaneamente para um mesmo fim, por exemplo, citando o exemplo de RAID 1 logo abaixo, serviria como um espelhamento simples, rápido e confiável entre dois discos, para se fazer uma cópia idêntica de um disco em outro. Elemento malicioso? NÃO!
Hoax - Boatos falsos na internet com a intenção de prejudicar pessoas ou entidades. Elemento malicioso? SIM!
Gabarito: B.
-
(Q1054830) Os programas que alteram a página inicial do navegador e também são capazes de redirecionar qualquer página visitada para outra, escolhida pelo criador da praga, são denominados de: Hijackers. CERTO