Gab.: Letra C;
TEÓRIA
(VASQUEZ/1994) Sistema Integrado de arquivos é um conjunto orgânico de arquivos, vinculados por uma direção central que normaliza os processos arquivísticos e focaliza a informação em um ponto acessível à consulta interna e externa, servindo para a racionalização arquivística. Sendo que dentro de um Sistema Integrado de Arquivos podem existir SUBSISTEMAS e SISTEMAS COORDANDOS.
– SUBSISTEMAS são partes do Sistema Integrado que gozam da autonomia para manejar os documentos que se encontram em sua fase administrativa, mas que dependem da direção no que se refere à seleção para guarda permanente.
– SISTEMAS COORDENADOS são sistemas completos e independentes que, mediante convênios e acordos, normalizam ou compatibilizam a circulação da informação e os procedimentos administrativos entre si. (ibid, p.94), ou seja, acordos e convênios que regualmentem e compatibilizem:
a. legislação normalizadora de aspectos interiores e exteriores ao sistema, dos direitos e obrigações de usuários e do patrimônio documental;
b. os arquivos;
c. os documentos, conforme o ciclo vital;
d. a informação em seu circuito interno (no âmbito da organização produtora) e externo (outros arquivos e centros de informação).