SóProvas


ID
2411368
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assegurar a preservação de documentos que NÃO são mais movimentados é uma das funções do arquivo:

Alternativas
Comentários
  • Arquivos intermediários

    Consiste em proceder a um arquivamento transitório, isto é, em assegurar a preservação de documentos que não são mais movimentados, utilizados pela administração e que devem ser guardados temporariamente, aguardando pelo cumprimento dos prazos estabelecidos pelas comissões de análise ou, em alguns casos, por um processo de triagem que decidirá pela eliminação ou arquivamento definitivo, para fins de prova ou de pesquisa.

    Gabarito: E

    Fonte: PAES, M. L. Arquivo: teoria e prática. 3 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004. 217 p.

  • Alguém pode indicar onde acho essa informação? Pois tinha certeza que seria a letra D

  • Até onde eu sei, Arquivos de segunda idade ou intermediários são pouco consultados, porém ficam disponíveis pois a instituição ainda pode precisar...

    Ou seja, documentos que nao sao mais movimentados de forma alguma ficam no arquivo permanente.

    Discordo do gabarito.

  • Parece contraditório, mas a resposta correta é mesmo a letra E (intermediário), pois o acervo intermediário apresenta papéis que não mais fazem parte do uso corrente. É um arquivamento transitório.

    A priori minha resposta, como muitos, foi logo dizer que são permanentes, mas depois de me aprofundar mais no tema vi que estava equivocada. Espero ter ajudado. 

    Força, foco e fé que dá certo! 

  • Arquivo Intermediários

    Depois de cumprido seu objetivo principal, o documento vai para o arquivo intermediário, aquele que guarda documentos não utilizados frequentemente, e que aguardam destinação: eliminação ou guarda permanente. Caso o documento não possua o valor secundário, será descartado; caso possua, será preservado permanentemente.

     

    Corresponde à segunda fase do ciclo vital. São os conjuntos documentais que, não sendo mais de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de ordem administrativa, legal ou financeira, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente. Esses arquivos não precisam ficar próximos aos setores de trabalho, pois têm uso menos frequente que os arquivos correntes. Os arquivos intermediários são transitórios e, também, são conhecidos com "limbo" ou "purgatório".

     

    Os arquivos intermediários devem ser entendidos como uma extensão dos arquivos correntes. Todas as atividades realizadas aqui são as mesmas do arquivo corrente, exceto por aquelas que controlam o fluxo de e documentos, pois não há tramitação (movimentação administrativa).

  • Pergunta idiota desta banca, se não são mais movimentados vai para o permanente, mesmo no intermediario ele tem movimentação, ai não dar tinha que ter uma comissão para fazer um levantamento sobre essas bancas várias resoluções para o mesmo assunto.

  • Pessoal, não confundam. Os arquivos intermediários possuem documentos que são movimentados com pouca frequência e os que não são movimentados; em ambos os casos aguardando o prazo para eliminação ou recolhimento ao arquivo permanente. Nos arquivos permanentes existe movimentação, mas com vistas para a memória e/ou cultura. Este pensamento de não movimentação nos arquivos permanentes é o grande erro das empresas e dos detentores de acervo que não exploram a potencialidade de suas informações.

  • Amigo Cláudio Oliveira, tomo a liberdade de discordar de seu posicionamento. Considero movimentação, em arquivologia, como sinônimo de tramitação. Infelizmente achei a questão mal formulada e passível de confusão, entretanto, não acredito que traga gabarito confundivel, uma vez que arquivos "de custódia", "histórico" ou "permanente" podem ser considerados como conceitos iguais. No caso de "arquivo morto", nem preciso comentar. Sendo assim resta apenas a alternativa do "arquivo intermediário". Tenhamos que concordar, que este não mais tramita, mas ainda possui valor primário. Espero poder ajudar, ABS a todos.
  • Mas que questão bosta.

  • Discordo tmbm gabarito

  • Bom. A pergunta fala ( assegura a preservação, e que não são mais movimentados) 

    tanto o intermediário como o permanente encaixa na pergunta)

    isso é uma pergunta mau formulado.

  • Apesar de um documento não ser mais tão frequentemente movimentado, não significa que o mesmo perdeu todo seu valor administrativo. Quando há esta situação, esse documento deve ser mantido no arquivo intermediário.

    A fase intermediária foi criada justamente com a intenção de reter o documento para evitar que o mesmo seja destinado antes do momento determinado. Então é sua função zelar por este documento enquanto estiver sob sua guarda.

    Todas as demais alternativas são outras denominações para arquivo permanente. Ainda, considerem que o termo "arquivo morto" não é mais utilizado pela Arquivística.

    Gabarito do professor: Letra "E"
  • que loucura !!! 

  • Que loucura! (2)

  • Que banca louca!!! Permanentes não são mais movimentados! Intermediários ainda são movimentados mesmo que com pouca frenquencia!! QUESTÃO PASSIVEL DE RECURSO!!! eu heim

  • Para ser permanente, no enunciado seria acrescido: e de valor histórico. Por não ter mencionado, o arquivo é o temporário. A maldade é que a Banca realça a palavra não.

    É para eliminar mesmo.

  • aaaaaaawwww vaaaaaa !!!

  • ATÉ DEI RESET NO PC PARA VER SE ERA VDD !!!

  • Resolução: os documentos que não são mais movimentados, ou melhor, não são movimentados com tanta frequência, são os pertencentes aos arquivos intermediários.

    Resposta: E