SóProvas


ID
2411377
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação aos arquivos pessoais, CAMARGO (2009) critica a “presença forte e equivocada da biblioteconomia na formulação de normas de descrição de arquivos”, revelada pelo foco na:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

    Segundo CAMARGO, tal situação ocorre, pois a biblioteconomia passa a considerar apenas a informação/conteúdo do documento, descontextualizando estes das atividades e funções geradoras, sob a justificativa de que na fase permanente os documentos perderam o seu administrativo (valor primário), assim não haveria motivo para manter uma organização informacional sob uma racionalidade que não mais é utilizada/existe, levando a grandes perdas de sentindo oriundas do contexto de produção (CAMARGO, 2009. Arquivos Pessoais são arquivos).

    Link - http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/acervo/rapm_pdf/2009-2-A02.pdf

     

    (CESPE/DPU-ARQ/2016) O arquivo permanente visa atender ao pesquisador, mas o arranjo deve ser baseado na forma administrativa (Certo, cuidado mesmo sendo arquivo permanente a organização do arranjo deve ser baseado na estrutura administrativa e não no pesquisador).

    (CESPE/TCDF/2014) A classificação e o arranjo são duas operações distintas. A classificação é elaborada com base nas funções e atividades do órgão que tenha acumulado os documentos, ao passo que o arranjo deve levar em consideração o uso que os pesquisadores e historiadores fazem dos documentos (Errado, pois os dois instrumentos devem levar em conta as funções e atividades do órgão).

  • Meio nada a ver colocar essas questões de "segundo tal autor" em concursos.