SóProvas


ID
2413060
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O alcoolista acaba se tornando um excluído social e sua doença é vista como um caso de falta de caráter. Todavia, em uma análise das forças atuantes da sociedade, observa-se que:

Alternativas
Comentários
  • Comentários:

    A – ERRADO – “ A família e a influência cultural são fatores importantes na determinação do padrão do uso e consumo do álcool e outras drogas. Há várias evidências de que os padrões culturais têm papel significativo no desenvolvimento do alcoolismo. Sem, entretanto, ignorar as condições preexistentes de personalidade que podem favorecer a dependência de álcool e outras drogas (Buchele, Marques, Carvalho, 2004) Fonte: Prevenção ao uso indevido de drogas: Curso de Capacitação para Conselheiros Municipais. Brasília: Presidência da República, Secretaria Nacional Antidrogas, 2008.

    B – ERRADO – “Quando Freud aborda o prazer, em geral se trata desse prazer de descarga e alívio após um excesso desagradável de estimulação anterior. Trata-se, portanto, de algo mais aparentado à satisfação (Befriedigung). No entanto, uma estimulação leve (carga e descarga numa sucessão rápida) em um órgão pode ser percebida como agradável. Isto leva Freud a considerar o impulso também sob o ponto de vista do prazer.” Fonte: FONSECA, Eduardo Ribeiro. Psiquismo e Vida. Tese de doutoramento. SP:USP, 2009.

    C – ERRADO - A família e a influência cultural são fatores importantes na determinação do padrão do uso e consumo do álcool e outras drogas. Há várias evidências de que os padrões culturais têm papel significativo no desenvolvimento do alcoolismo. Sem, entretanto, ignorar as condições preexistentes de personalidade que podem favorecer a dependência de álcool e outras drogas (Buchele, Marques, Carvalho, 2004) Fonte: Prevenção ao uso indevido de drogas: Curso de Capacitação para Conselheiros Municipais. Brasília: Presidência da República, Secretaria Nacional Antidrogas, 2008.

    D – CERTO - A família e a influência cultural são fatores importantes na determinação do padrão do uso e consumo do álcool e outras drogas. Há várias evidências de que os padrões culturais têm papel significativo no desenvolvimento do alcoolismo. Sem, entretanto, ignorar as condições preexistentes de personalidade que podem favorecer a dependência de álcool e outras drogas (Buchele, Marques, Carvalho, 2004) Fonte: Prevenção ao uso indevido de drogas: Curso de Capacitação para Conselheiros Municipais. Brasília: Presidência da República, Secretaria Nacional Antidrogas, 2008.