SóProvas


ID
2413138
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Reconhece-se que a existência de políticas sociais é um fenômeno associado:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Saviani (1999), a política social surge especificamente no contexto da sociedade capitalista, porque, esse tipo de organização social está centrado na propriedade privada dos meios de produção, o que implica a apropriação privada dos bens produzidos coletivamente. Behring (2000), afirma que 
    [...] é reconhecido que a existência de políticas sociais, é um fenômeno associado à constituição da sociedade burguesa, ou seja, do específico modo capitalista de produzir e reproduzir-se. Evidentemente que não desde os seus primórdios, mas quando se tem um reconhecimento da questão social inerente às relações sociais nesse modo de produção, vis à vis ao momento em que os trabalhadores assumem um papel político e até revolucionário. Tanto que existe certo consenso em torno do final do século XIX como período de criação e multiplicação das primeiras legislações e medidas de proteção social, com destaque para a Alemanha e a Inglaterra, após um intenso e polêmico debate entre liberais e reformadores sociais humanistas. 

     

    S. Freire

  • As políticas sociais são precesso e  resultado de relações sociais complexas e contraditórias que se estabelecem entre Estado e Sociedade Civil, no âmbito dos conflitos e lutas de classes, que envolvem o processo de produção e reprodução do capitalismo.

    Segundo o professor Welber Grontan, não existe Estado sem a presença da sociedade civil. ALém, do que, elas estão diremente relacionadas ao Capitalismo, Lutas de Classe e Intervenção do Estado no mercado e na economia. É mediação entre economia e política.