SóProvas


ID
2413798
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Estudos recentes demonstraram que uma série de vitaminas e minerais pode ter papéis, além daquelas funções comumente atribuídas a eles, na prevenção de sintomas de doenças de deficiências, e as deficiências subclínicas podem ter impacto importante sobre o desenvolvimento de doenças crônicas. Há evidências de que a vitamina D proteja contra certos tipos de cânceres, esclerose múltipla e diabetes mellitus tipo 1. No entanto, a função mais bem compreendida da vitamina D é a manutenção da homeostase do cálcio e do fósforo, por meio de mecanismos onde o calcitrol:

Alternativas
Comentários
  • Calcitriol ou 1,25-dihidroxicholecalciferol é a forma ativa da vitamina D encontrada no corpo (vitamina D3). O calcitriol aumenta a absorção de cálcio pela via intestinal, inibindo a excreção deste mineral pelos rins (urina).

    Mobiliza o cálcio e o fósforo do osso para manter as concentrações sanguíneas normais, quando associado ao PTH e/ou estrógeno.

  • VITAMINA D: Em circunstâncias normais, a vitamina D3 regula a síntese e liberação de PTH. Quando a vitamina D3 liga-se aos RVD (receptor de Vit. D) das glândulas paratireoides a produção de PTH é diminuída. Ela também estimula a absorção intestinal de cálcio, levando ao aumento do cálcio sérico.

    PHT: A produção e secreção de PTH pode ser estimulada por hipocalcemia, hiperfosfatemia e deficiência de vitamina D. Devido a sua principal função em prevenir a hipocalcemia, o PTH estimula osteoclastos a lisar o osso, liberando cálcio na circulação. 

    FÓSFORO E CÁLCIO: O cálcio e o fósforo têm alta afinidade de ligação um pelo outro. Se a concentração de um, ou de ambos, aumenta no plasma, há grande risco de formação de uma ligação iônica, criando um complexo insolúvel. A precipitação pode diminuir os níveis de cálcio sérico, o que estimula a secreção de PTH.

  •  b) mobiliza o cálcio e o fósforo do osso para manter as concentrações sanguíneas normais, quando associado ao PTH e/ou estrógeno.

  • a função mais bem compreendida da vitamina D é a manutenção da homeostase do cálcio e do fósforo, por meio de mecanismos onde o calcitrol  mobiliza o cálcio e o fósforo do osso para manter as concentrações sanguíneas normais, quando associado ao PTH e/ou estrógeno.


  • Segundo KRAUSE, a vitamina D mantém o CÁLCIO e a homeostase de fósforo de três forma principais:

    1) por meio da expressão gênica, no intestino o calcitriol intensifica o transporte ativo de cálcio, o que estimula a síntese de proteínas ligadoras de cálcio, na borda em escova da mucosa intestinal. Essas proteínas aumentam a absorção de cálcio. A absorção do fosfato é aumentada pela intensificação da fosfatase ácida.

    2) O PTH associado ao calcitriol, o estrógeno mobiliza o cálcio e o fóforo do osso para manter as concentrações sanguíneas normais.

    3) O calcitriol, no rim, aumenta a reabsorção tubular renal de cálcio e fosfato.

    Logo, a resposta é letra B

  • Na ingestão insuficiente de Ca -> estímulo da glândula paratireoide para secretar PTH -> liberação de Ca e fosforo dos ossos para o sangue -> redução da excreção urinária de Ca -> ↑ atividade da enzima 1-alfahidroxilase nos rins -> a 1,25(OH) D3 formada em nível renal -> estimula a absorção de Ca nos enterócitos.