SóProvas


ID
2414032
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Química e Química Industrial
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir, acerca da razão de refluxo (R) em uma operação de destilação, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) A razão de refluxo total corresponde ao número mínimo de pratos da coluna e a um custo fixo infinito.


( ) Um aumento acentuado de R implica a diminuição do diâmetro da coluna, visto que as quantidades de líquido e vapor reciclados por unidade de alimentação tornam-se bem menores, o que leva a uma diminuição no custo total (soma dos custos fixos e operacionais) de operação da coluna.


( ) A razão de refluxo mínima corresponde à razão máxima que irá requerer um número infinito de pratos para a separação desejada, e, nessa condição, os custos com calor para o refervedor, água de resfriamento para o condensador e potência para a bomba de refluxo são mínimos.


( ) A razão de refluxo ótima, que deve ser utilizada na operação, é aquela em que o custo fixo for mínimo.


Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • "A razão de refluxo total corresponde ao número mínimo de pratos da coluna e a um custo fixo infinito."

    O custo fixo infinito não seria para R min, onde o nº de pratos é infinito ?

    O correto seria dizer que o custo operacional é infinito p/ o refluxo total.

  • Dágora,

    quando a razão de refluxo tende para a razão total, significa que há menor número de estágios de equilíbrio (menor número de pratos), e para garantirmos que ocorra o fracionamento seria necessário um maior gasto energético (custo) com a bomba de refluxo e com a troca de calor do refervedor e do condensador. Então teríamos um custo fixo, que tende a aumentar (ao infinito) quando o refluxo tende ao refluxo total.

    Já se operarmos a torre em refluxo mínimo, teríamos um número de estágios (pratos) tendendo ao infinito, o que melhora o fracionamento ao longo da coluna e diminui a demanda energética (custos) nos extremos da coluna (refervedor, condensador e bomba), já que estamos com um refluxo baixo.

    O custo operacional está relacionado com a condição satisfatória de projeto da torre de destilação, na qual utiliza-se um refluxo externo em torno de 1,5 vezes o valor da razão de refluxo mínima. Portanto, esse custo não é infinito.

  • Um aumento acentuado de R implica a diminuição do diâmetro da coluna, visto que as quantidades de líquido e vapor reciclados por unidade de alimentação tornam-se bem menores, o que leva a uma diminuição no custo total (soma dos custos fixos e operacionais) de operação da coluna. ( falso)

     O reciclo é usado para reduzir o custo de instalação, na verdade quanto maior o reciclo, mais 'gorda' é a coluna e maior o custo operacional com energia p/ refervedor e condensador.

  • A razão de refluxo mínima corresponde à razão máxima que irá requerer um número infinito de pratos para a separação desejada, e, nessa condição, os custos com calor para o refervedor, água de resfriamento para o condensador e potência para a bomba de refluxo são mínimos.

    alguém explica ? Não seria a RAZÃO MÍNIMA ? L/D mínimo ?