SóProvas


ID
2414254
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      No princípio da humanidade, havia uma unicidade orgânica entre o homem e a natureza, na qual o ritmo de trabalho e de vida dos homens se associava ao ritmo da natureza. No contexto do modo de produção capitalista, este vínculo é rompido, pois a natureza, antes um meio de subsistência do homem, passa a integrar o conjunto dos meios de produção do qual o capital se beneficia. No processo de apropriação e de transformação dos recursos pelo homem, por meio do trabalho, ocorre o processo de socialização da natureza. O trabalho torna-se, então, o mediador universal na relação do homem com a natureza.

              Ana Maria Soares de Oliveira. A relação homem/natureza no modo de

             produção capitalista. Internet: <revista.fct.unesp.br>  (com adaptações).

Com relação à temática abordada no texto, às noções de espaço, sociedade e natureza e ao pensamento de Milton Santos acerca dessas questões, julgue o seguinte item.

Segundo Milton Santos, na economia mundializada atual, as sociedades acabaram por adotar um modelo técnico único, ignorando a multiplicidade de recursos naturais ou humanos específicos de cada região.

Alternativas
Comentários
  • Ai ai. Responderia E sem ler o texto. Inventei de ler e respondi C. Sei não, viu?

  • Essa questão é mal formulada:

     

    Globalização e Redescoberta da Natureza

    Essa evolução culmina, na fase atual, onde a economia se tornou mundializada, e todas as sociedades terminaram por adotar, de forma mais ou menos total, de maneira mais ou menos explícita, um modelo técnico único que se sobrepõe à multiplicidade de recursos naturais e humanos (Santos, 1991).
    É nessas condições que a mundialização do planeta unifica a natureza. Suas diversas frações são postas ao alcance dos mais diversos capitais, que as individualizam, hierarquizando-as segundo lógicas com escalas diversas. […]

     

    Pensando o espaço do homem, HUCITEC, São Paulo, 2002.

  • Segundo Milton Santos, na economia mundializada atual, as sociedades acabaram por adotar um modelo técnico único, ignorando a multiplicidade de recursos naturais ou humanos específicos de cada região.

    Modelo técnico único de Milton Santos não ignora a multiplicidade de recursos.