SóProvas


ID
2414272
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia

      As propostas de regionalização do Brasil vão aos poucos evoluindo dentro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o Atlas do Brasil: Disparidades e Dinâmicas do Território, é possível identificar a evolução das grandes regiões do Brasil, segundo o IBGE, no período de 1940 a 1990. Nessa evolução, o conceito de região natural cede lugar ao de região homogênea definida, segundo a combinação de aspectos físicos, humanos e econômicos. Na regionalização do IBGE, os limites das regiões obedecem aos limites dos estados.

Romana Leite e Cármen Silva. Oficina cartográfica como elo para a prática de formação. XVI Encontro Nacional dos Geógrafos. Porto Alegre, 2010. Internet: <www.agb.org.br>  (com adaptações).

Tendo o texto como referência inicial, julgue o próximo item.

Os geógrafos Milton Santos e Maria Laura Silveira sugeriram, na década de 1990, uma nova divisão regional do País com base no critério do meio técnico-científico-informacional. Seriam quatro regiões: Amazônia; Nordeste; Centro-Sul; e Região Concentrada.

Alternativas
Comentários
  • O critério principal da regionalização proposta por Milton Santos e Maria Laura Silveira foi o “meio técnico-científico-informacional”, isto é, a informação e as finanças estão irradiadas de maneiras desiguais e distintas pelo território brasileiro, determinado “quatro brasis”:

    Região Amazônica - inclui os estados do Amapá, Pará, Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia. Baixas densidades técnicas e demográficas. Região Nordeste - inclui os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Primeira região a ser povoada, apresenta uma agricultura pouco mecanizada se comparada à Região Centro-Oeste e à região Concentrada. Região Centro-Oeste - inclui Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do sul e Tocantins,apresenta uma agricultura globalizada, isto é, moderna, mecanizada e produtiva. Região Concentrada - inclui Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é a região que concentra a maior população, as maiores indústrias, os principais portos, aeroportos, shopping centers, supermercados, as principais rodovias e infovias, as maiores cidades e universidades. Portanto, é a região que reúne os principais meios técnico-científicos e as finanças do país.

     

  • A questão está errada quando fala em Centro-sul. A classificação proposta por Milton Santos é a divisão do Brasil nas seguintes regiões:

    Amazônica, Nordeste, Centro-Oeste e Concentrada.

     

  • NO INÍCIO DOS ANOS 2000, Milton Santos e Maria Laura Silveira propuseram a classificação regional que ficou conhecida como QUATRO BRASIS. Esta classificação apresenta quatro regiões (Região Nordeste, Região Centro‐Oeste, Região Concentrada e Amazônia), tendo como critério principal o MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL, que demonstra como a informação e as finanças estão irradiadas de maneira assimétrica pelo território brasileiro.

    Atenção, a classificação que apresenta uma região chamada Centro-Sul é a de Pedro Pinchas Geiger.

    Na classificação de Milton Santos e Maria Laura Silveira há a Região Centro-Oeste.

    Resposta: Errado

  • NO INÍCIO DOS ANOS 2000, Milton Santos e Maria Laura Silveira propuseram a classificação regional que ficou conhecida como QUATRO BRASIS. Esta classificação apresenta quatro regiões (Região Nordeste, Região Centro‐Oeste, Região Concentrada e Amazônia), tendo como critério principal o MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL, que demonstra como a informação e as finanças estão irradiadas de maneira assimétrica pelo território brasileiro.

    Atenção, a classificação que apresenta uma região chamada Centro-Sul é a de Pedro Pinchas Geiger.

    Na classificação de Milton Santos e Maria Laura Silveira há a Região Centro-Oeste.

    Resposta: Errado