SóProvas


ID
2414293
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      A euforia da globalização acompanhou a década de 1990, alimentada pela “revolução da informação” e pela implosão da União Soviética. Prosperidade permanente. O fim das recessões. Leite e mel. Essa euforia não se justifica. O crescimento econômico global foi decepcionante e as desigualdades sociais ampliaram-se. No mundo subdesenvolvido, a única “história de sucesso” foi a expansão das economias da Ásia/Pacífico, associada às necessidades da indústria da informática nos Estados Unidos e no Japão. A ideologia da globalização está em retrocesso. A prova mais palpável dessa situação encontra-se nas manifestações populares contra as políticas e as instituições internacionais ligadas à integração global dos mercados.

                Demetrio Magnoli. Globalização: Estado nacional e espaço mundial.

                                              1.ª ed. São Paulo: Moderna, 1997 (com adaptações). 

Tendo o texto como referência inicial, julgue o item subsequente.

Com a evolução das tecnologias agrícolas, países pobres produtores de commodities, como soja e milho, vêm se beneficiando desse processo de forma consistente, devido à estabilidade dos preços desses produtos nos mercados globais.

Alternativas
Comentários
  • Errado

     

    Estabilidade e Mercado não se combinam muito bem.. rs 

  • O PREÇO E ESTABELECIDO PELA BOLSA DE MERCADO FUTURO...

  • Acredito que essa afirmação está incorreta em dois aspectos. A primeira é a de que os países pobres "vem se beneficiando", principalmente levando em consideração ao processo destacado no texto sobre o fenômeno da globalização. A globalização não beneficiou todos igualmente. Ao contrário do que se possa ser levado a acreditar, o processo de globalização (integração dos países no que se refere a economia, política, cultura, etc.) também gerou o processo inverso, isto é, a exclusão. O segundo é justamente sobre a estabilidade dos preços de commodities, especialmente os de cunho alimentício. Conforme destacou Gilney Gomes, o valor desses ativos são fixados no mercado futuro.

  • Nada no mundo é estável. 

  • Falso, a globalização não dá acesso as tecnologias igualitárias, em especial para os países pobres, pois esses são excluídos de tal acesso. O que vemos nos países pobres no crescimento produtivo das commities agrícolas são frutos de empresas multinacionais, nas quais remeterão seu lucro para seus países de origem, os ricos.

  • Estabilidade kkkkk

  • Estabilidade não existe mais nem em Concurso Público, quem dirá na Economia...kkkk

    [...]

    Voltando...seguem algumas questões da CESPE sobre o assunto:

    1} A expansão da produção de commodities, como soja, cana de açúcar e fruticultura irrigada, associa-se à utilização de modernos sistemas tecnológicos, como agricultura de precisão, irrigação e uso intensivo de máquinas e insumos. O agronegócio brasileiro é concebido a partir de um modelo técnico, econômico e social de produção globalizada, que favorece a acumulação ampliada do capital. CERTO ☑

    2} A valorização da produção de commodities e o aumento de seus preços e de sua exportação têm sido apontados como promotores de riqueza e ascensão para os países emergentes, tais como os que integram o BRICS, que passam a ser considerados importantes para a manutenção do crescimento da economia mundial. CERTO ☑

    • Commodities são artigos de comércio, bens que não sofrem processos de alteração (ou que são pouco diferenciados), como frutas, legumes, cereais e alguns metais.

    ➥ A valorização das commodities foi um fenômeno típico do início do século XXI – estamos no fim deste ciclo, inclusive. Por causa dessa valorização, países emergentes cresceram bastante, entre eles o Brasil, que soube aproveitar muito bem essa fase.

    ___

    3} No Brasil, o setor de serviços ampliou a sua participação no PIB; o setor agropecuário, estratégico na economia brasileira, se tornou mais complexo, o que permitiu a ampliação de diversos serviços relacionados aos diferentes momentos do processo de produção/consumo, como os setores de tecnologia, transporte e finançasCERTO ☑

    4} No atual período da globalização econômica, a fluidez exige a derrubada de fronteiras, a eficiência dos transportes e das comunicações, a eliminação dos obstáculos ao giro do dinheiro e, portanto, a eliminação de rugosidades antagônicas aos fluxos que interessam aos grupos hegemônicos. CERTO ☑

    5} A desconcentração espacial das atividades econômicas, a partir de 1990, promoveu o crescimento das cidades médias. CERTO ☑

    ➥ A famosa desaglomeração da economia. As empresas tendem a buscar cidades médias visando não sofrer com alta carga tributária, aluguel entre outros fatores que prejudicam os ganhos. Pessoas também tendem a optar por morar em cidades médias para fugir do estresse, trânsito caótico, violência e etc.

    [...]

    ____________

    Fontes: Questões da CESPE; Alunos do Projetos Missão.

  • (...) devido à estabilidade dos preços desses produtos nos mercados globais.

    Nada de estabilidade. Já tire como um exemplo de instabilidade a pandemia. Durante a pandemia global, o preço das coisas aumentou. Não sei na cidade de vocês, mas, na minha, o preço do álcool em gel aumentou absurdamente (ABSURDAMENTE MESMO, parecia que era de ouro). Aumentou sabe por que? Aumento de busca + falta de produção suficiente para atender às demandas.

    GABARITO: ERRADO!