"Os vidros termoabsorventes são produzidos pela introdução de óxidos metálicos na massa do vidro, que produzem as cores verde, azul, cinza e bronze, e reduzem a absorção solar, aumentando a absorção do vidro.
Os vidros termorrefletores são fabricados aplicando-se na sua superfície uma camada de metal ou óxido metálico, suficientemente fina para ser transparente."
Fonte: Materiais de Construção Vol. II, pág. 856 (Falcão Bauer)
O Vidro Colorido, ou Termo Absorvente, é obtido a partir da introdução de óxidos metálicos na massa do vidro e possui funções estéticas e de redução do consumo de energia (redução da transmissão solar e aumento da absorção do vidro). Muito apropriado para locais quentes, uma vez que este tipo de vidro irá reduzir a quantidade de calor absorvida pelo ambiente, reduzindo assim os investimentos na aquisição de sistemas de ar condicionado.
O Vidro Termo refletor é obtido a partir da aplicação superficial de camada de metal ou óxido metálico e também é muito utilizado a fim de se reduzir o consumo de energia elétrica de uma construção (iluminação e refrigeração). A existência de uma camada óxida em uma das faces do vidro, faz com que o grau de reflexão seja mais acentuado e com que a visão do lado mais iluminado em direção ao menos iluminado seja diretamente proporcional à quantidade de luz incidente. Dessa forma, a pessoa que está no interior de um ambiente iluminado pelo Sol tem uma visão nítida do que está acontecendo do lado de fora, mas uma pessoa do lado de fora não terá essa mesma visibilidade em função do “efeito espelho”.
http://www.canaldoengenheiro.com/principais-tipos-de-vidro/