SóProvas


ID
2415082
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Tendo em vista os aspectos teóricos e práticos da teoria de transferência de calor, julgue o item subsecutivo.

A eficiência de uma aleta é definida como a razão entre a taxa de transferência de calor através de uma superfície com área igual à da base da aleta e a taxa de transferência de calor real através dessa aleta.

Alternativas
Comentários
  • A eficiência de uma aleta é dada pela razão entre a transferência de calor realizada pela superfície aletada e a transferência de calor máxima possível realizada por essa superfície (ou seja, se a aleta se encontrasse à temperatura de base em todo o seu comprimento)

  • Eficiência da aleta = (fluxo de calor transmitido p aleta, caso real) / (fluxo calor que seria transmitido caso a aleta estivesse à temp.base, caso ideal)

    OBS: A temperatura da aleta será Tb na base e gradualmente decresce em direção à extremidade

  • Essa é a definição de Efetividade da Aleta.

    Efetividade: Taxa de transferência da superfície sem aleta (area da base da aleta) / Taxa de transferência real da aleta

    A definição de eficiência é outra:

    Eficiência: Taxa de transferência real da Aleta / Taxa de transferência se a aleta estivesse toda com a temperatura da base.

    Efetividade é diferente de Eficiência.

  • A eficiência de uma aleta é medida pela razão entre o calor dissipado pela aleta e o calor máximo que a mesma aleta poderia dissipar se a temperatura ao longo de todo o seu comprimento fosse igual à temperatura da base.

  • Efetividade: Taxa de transferência da superfície sem aleta (area da base da aleta) / Taxa de transferência real da aleta

    A definição de eficiência é outra:

    Eficiência: Taxa de transferência real da Aleta / Taxa de transferência se a aleta estivesse toda com a temperatura da base.

  • Na verdade a assertiva descreve o conceito de EFETIVIDADE

    O conceito de eficiência é: Razão entre a taxa de transferência de calor real a partir da aleta, pela taxa de transferência ideal a partir da aleta se ela inteira estivesse na temperatura da base