SóProvas


ID
2415322
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a microcomputadores, aos seus componentes e aos programas neles utilizados, julgue o item que se segue.

No DMA (direct memory access), método de transferência de dados entre a memória e os dispositivos de entrada e saída, os dados são transferidos entre esses dois componentes sem que precisem passar pelo microprocessador. Em muitos casos, o DMA é realizado com auxílio de dispositivo específico, denominado controlador de DMA.

Alternativas
Comentários
  • viiiiiiiiiiiiiiixe

  • Gabarito: C

     

    O termo DMA é um acrônimo para a expressão em inglês Direct memory access. O DMA permite que certos dispositivos de hardware num computador acessem a memória do sistema para leitura e escrita independentemente da CPU. O DMA visa melhorar a performance geral do micro, permitindo que os periféricos transmitam dados diretamente para a memória, poupando o processador de mais esta tarefa.  Muitos sistemas utilizam DMA, incluindo controladores de disco, placas gráficas, de rede ou de som.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Acesso_direto_%C3%A0_mem%C3%B3ria

  • DMA (Direct Memory Access) é uma funcionalidade implementada nos processadores e sistemas computacionais em geral, com o objetivo melhorar o desempenho e aumentar a velocidade do processamento de dados. 
    No geral, o processo consiste em ler ou gravar dados diretamente em um periférico sem a necessidade de ocupar o processador com essa tarefa.

    Um exemplo prático e muito claro da utilidade do DMA é o monitor. A quantidade de dados a ser processados para mostrar uma imagem na tela em tempo real é muito grande. Se apenas o processador do PC trabalhasse para realizar essa tarefa, provavelmente, ao colocarmos um vídeo para rodar, não conseguiríamos fazer mais nada. Porém, não é bem isso que acontece. Existe um componente chamado Controlador de DMA (DMAC - DMA Controller), que trabalha paralelo a CPU. Ele é o responsável por controlar todo esse processo de gravação ou leitura de dados com uma interferência mínima da CPU. Com esses dados o DMAC envia um pedido de interrupção a CPU, que cede ao DMAC o controle do fluxo de dados do periférico a ser utilizado, por exemplo um leitor de DVD. Então esse tráfego passa a ser controlado diretamente pelo DMAC, que quando termina a tarefa(de gravação ou leitura) envia um novo pedido de interrupção a CPU, para informar que a mesma já pode retomar o controle do fluxo de dados que havia cedido anteriormente. Dessa forma, a CPU economiza em tempo de processamento, tornando as tarefas realizadas por esses processos bem mais rápidas.

    fonte:  http://www.roboliv.re/conteudo/dma-acesso-direto-a-memoria

  • "Noções de informática"


  • método de transferência de dados entre a memória e os dispositivos de entrada e saída= EXPLICA = CORRETA

  • Questão linda pra deixar em branco

  •  O DMA permite que os periféricos acessem diretamente a memória RAM, sem ocupar o processador.

    Gab. C

  • Não sei nem pra onde vai :/

  • DMA

    ● NÃO PRECISA DE PROCESSADOR PARA QUE O PC COMPREENDA O TIPO DE DADOS QUE ESTÃO SENDO TRANSMITIDOS.

    ● PODE FAZER O ACESSO DIRETO NA MEMÓRIA RAM.

  • C de chute espetacular!

  • Nunca nem vi.

  • O canal de acesso direto à memória (DMA - Direct Memory Access) é usado para realizar a transferência dos dados, mas sem a execução dos dados pelo processador (CPU), que se encarrega apenas de iniciar ela.

  • O termo DMA é um acrónimo para a expressão em inglês Direct memory access.

    O DMA permite que certos dispositivos de hardware num computador acessem a memória do sistema para leitura e escrita independentemente da CPU.

    Muitos sistemas utilizam DMA, incluindo controladores de disco, placas gráficas, de rede ou de som. O acesso direto da memória é usado igualmente para transferência de dados de núcleos em processadores multi-core, em especial nos sistema-em-microplaquetas do processador, onde seu elemento de processamento é equipado com uma memória local ,e o acesso direto da memória é usado para transferir dados entre a memória local e a memória principal. 

  • "DMA" E O "IRQ" SÃO USADOS PARA PROCESSAR DADOS ATRAVÉS DO CHIPSET , QUANDO O PROCESSADOR ESTÁ SUPERDOTADO DE TAREFAS, ASSIM OS DADOS SÃO PROCESSADOS SEM PASSAR PELO PROCESSADOR. ESTRANHO NÉ? MAS ISSO EXISTE!

    ALGUNS COMPONENTES TÊM IRQ E OUTROS DMA, SENDO QUE OS COMPONENTES QUE TÊM "IRQ", AO SOLICITAR O PROCESSAMENTO, TEM PRIORIDADE, FICANDO O DMA EM SEGUNDO PLANO.

    ESPERO TER AJUDADO!

  • CASO QUEIRA CHUTAR, É SO ANALISAR A LÓGICA DA QUESTÃO... DIRECT ACESS MEMORY = ACESSO DIRETO NA MEMORIA.

  • O DMA visa melhorar a performance geral do micro, permitindo que os periféricos transmitam dados diretamente para a memória, poupando o processador de mais esta tarefa.

  • Imagine que vc tem dois dispositivos, um HD externo e um pen drive. E vai transferir de um para o outro...

    O conteúdo acessa direto a memória, não precisa copiar e nem passar pelo PC nessa transferência.

    eh isso!

  • Gabarito Certo

    DMA (direct memory access) - permite que os periféricos acessem diretamente a memória RAM sem ocupar o processador.

  • Normalmente para acessar a memória, os dispositivos conectados ao

    computador precisam do processador. No entanto, com o uso do DMA (Direct

    Memory Access) é possível que certos dispositivos de hardware num

    computador acessem a memória do sistema para leitura e escrita

    independentemente da CPU. Com DMA, o processador apenas inicia o

    processo de transferência de dados, mas a execução fica a cargo dos próprios

    dispositivos.

    Gabarito: Certo

  • O DMA visa melhorar a performance geral do micro, permitindo que os periféricos transmitam dados diretamente para a memória, poupando o processador de mais esta tarefa

  • O DMA ou Direct Memory Access é o método que permite que um dispositivo de entrada e saída envie ou receba dados diretamente da memória principal, ignorando a CPU, acelerando as operações que envolvem a memória.