SóProvas


ID
2415370
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Julgue o item, relativos a princípios de conversão eletromecânica de energia e máquinas elétricas.

Considere uma bobina formada por espiras enroladas em um toroide (toroide circular) ferromagnético, no qual se tem a relação B/H = 1.000 μ0. Considere, também, que, quando se aplica uma corrente iM nessa bobina, produz-se uma força magnetomotriz que gera um fluxo magnético ØM no interior do toroide. Nesse caso, se for criado, nesse toroide, um entreferro com 0,1% de sua circunferência média, a corrente iM na bobina terá de ser dobrada para que o fluxo ØM no toroide tenha o mesmo valor de quando não havia entreferro. Assuma que B e H sejam a indução magnética e o campo magnético no material, respectivamente, e que μ0 seja a permeabilidade magnética no ar.

Alternativas
Comentários
  • Questão interessante. Já que na segunda situação a corrente foi dobrada, então a força magnetomotriz (Fmm) dobra também. Desse modo, para manter o mesmo fluxo magnético então a relutância (R) teria que ser dobrada também, devido à relação:

    Fmm = fluxo magnético x R

    Se a relutância tem que ser dobrada, isso implica que a relutância do entreferro teria que ser igual a relutância do toroide. Vamos calcular ambas:

    Rtoroide = (1/1000u0) *(2pi*R/A)

    Rentreferro = 1/u0 *(0,001*2pi*R/A)

    Fazendo as contas fica claro que Rtoroide = Rentreferro

    Dicas sobre os concursos de Engenharia no Instagram @engenheiro.hudson