SóProvas


ID
241606
Banca
FCC
Órgão
MPE-RS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A comunicação de um determinado modelo de impressora com o sistema operacional Windows XP é possibilitada por um programa denominado

Alternativas
Comentários
  • LETRA E!

     

    Driver é um software que faz a comunicação entre algum dispositivo e o sistema operacional.... por exemplo, todas as vezes que colocamos um novo pen-drive no computador aparece um balãozinho no lado direito dizendo que há um novo dispositivo sendo instalado... isso também acontece quando instalamos a impressora, quando nos é solicitado o cd de instalação...

  • IRQ: programa de mensgem

    DMA: Acesso direito a memória. Conceito ligado a barramentos.

    Modem: Acesso a internet

    Cache: tipo de memória

  • Vels ver as diferenças:

    Drive x Driver

    Um DRIVE é uma coisa física: um winchester, um drive de CD, um drive de disquete, um drive de DVD. É, portanto, HARDWARE.

    Um DRIVER é um programinha pequeno, necessário ao funcionamento de um item de hardware. Um modem precisa de um driver para funcionar; uma placa de vídeo tem seu driver; uma placa de som também precisa de um driver. E assim por diante. É portanto um SOFTWARE.

     

    http://www.rtell.com.br/Pcp/paginas/ipd/dintro20.htm

  • Sim, os drivers são softwares necessários para que haja uma comunicação entre o sistema operacional e o hardware. Em outras palavras, um hardware, como uma placa de vídeo, ou mesmo uma impressora, só funciona porque o driver estabelece essa comunicação entre ele e o sistema operacional.

  • Drivers: são pequenos programas que permitem a comunicação entre o sistema operacional e diversos tipos de dispositivos.
    Ex de Dispositivos:   impressoras;
                                    câmeras digitais;
                                    celulares e mtos outros.
  • Driver


     

    No contexto da informática, a função de um driver de dispositivo (português brasileiro) ou controlador de dispositivo (português europeu) é aceitar requerimentos abstratos do software independente do dispositivo acima dele e cuidar para que a solicitação seja executada, permitindo que o software interaja com o dispositivo.

    Um driver não é um processo ou tarefa (programa) gerido independentemente pelo sistema, mas sim um conjunto de tabelas contendo informações sobre cada periférico, bem como os fluxos de informação circulante entre o computador e o periférico. Pode ser visto em alguns casos como parte do processo que está em execução (código).


    Propósito

    Um driver de dispositivo simplifica a tarefa da aplicação atuando como um tradutor entre o dispositivo e as aplicações ou o sistema operacional. O código de alto nível das aplicações pode ser escrito independentemente do dispositivo que será utilizado. Qualquer versão de um dispositivo, como uma impressora, requer os seus próprios comandos. Entretanto, a maioria das aplicações acedem aos dispositivos usando comandos genéricos de alto-nível, como println, que imprime um texto. O driver converte esses comandos genéricos e converte para um código de baixo-nível interpretado pelo dispositivo. Em uma melhor tradução: um driver (do verbo to drive) opera ou controla um hardware, ou seja, é o meio de comunicação do hardware.


    O que são?

    Drivers são pequenos programas que fazem a comunicação entre o Sistema Operacional de sua máquina e o Hardware. Temos como exemplos de Hardware (impressora, mouse, placas de vídeo e rede,som, monitor, pen-drives, etc...) e exemplos de Sistemas Operacionais (Windows, Linux, MS-DOS, Unix, FreeBSD, OSX, etc...). O Sistema Operacional na sua máquina recebe as instruções contidas no driver, processa-as e, a partir daí, sabe como fazer para se comunicar com o Hardware. Tendo como exemplo a impressora, ao instalar o Driver (etapa em que vemos em outro artigo), seu Sistema Operacional passa a saber em que porta ela se localiza, se ela está ou não ligada, se possui papel, de que forma os dados a serem impressos chegarão até ela, se a impressão é em preto ou colorida, entre outras coisas. Então, podemos afirmar que sem o Driver, nenhum Hardware poderá funcionar, pois sem ele não haveria comunicação entre os equipamentos.