Fiquem com a mesma dúvida de Bruno Bastos Neves. Sei que muitas vezes a normalização piora o desempenho de um banco de dados, pois muitas vezes é necessário quebrar uma tabela em várias outras, fazendo-se necessário, em um select, a utilização de vários joins, e nos inserts/updates/deletes, a utilização de transações quando anteriormente poderia não ser necessário.
Mas achei forte demais dizer que pra otimizar consulta tem que desnormalizar.
Gabarito Certo
O conceito de Esquema Estrela (em inglês: Star Schema) foi criado pelo estadunidense Dr. Ralph Kimball, ao propor uma visão para a modelagem de base de dados para sistemas de apoio a decisão. Sua principal característica é a presença de dados altamente redundantes, melhorando o desempenho.
O Star schema ou esquema em estrela é uma metodologia de modelagem de dados utilizada do desenho de um Data warehouse.
Os dados são modelados em tabelas dimensionais ligadas a uma tabela de fatos. As tabelas dimensionais contêm as características de um evento. A tabela de fatos armazena os fatos ocorridos e as chave para as características correspondentes, nas tabelas dimensionais.
O nome foi adotado devido a semelhança do modelo como uma estrela. No "centro" da estrela, existe a o que chamou tabela de fatos, rodeada por tabelas auxiliares, chamadas de dimensões. A tabela de fato conecta-se as demais dimensões por múltiplas junções e as tabelas de dimensões conectam-se com apenas uma junção a tabela de fatos.
Desta forma a consulta ocorre inicialmente nas tabelas de dimensão e depois nas tabelas de fatos, assegurando a precisão dos dados por meio de uma estrutura de chaves onde não é preciso percorrer todas as tabelas, garantindo um acesso mais eficiente de com melhor desempenho.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !