SóProvas


ID
241708
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Julgue os itens seguintes acerca do planejamento e da gestão
estratégica dos negócios e da tecnologia da informação (TI).

Uma empresa da área de desenvolvimento de sistemas corporativos deve definir, no seu planejamento estratégico, um foco competitivo da empresa, não concentrando seus esforços em mais de uma dessas vertentes de excelência: atendimento ao cliente, eficiência operacional e qualidade do produto.

Alternativas
Comentários
    • Liderança em Custos: tornar-se o player com o menor custo em determinada indústria,
    • Diferenciação: Desenvolver um produto ou serviço único e que seja valorizado pelos clientes ou
    • Foco: Mirar em segmentos de indústrias ou grupos de consumidores específicos.

    "...
    Michael Porter defende que uma empresa deveria adotar somente um das três estratégias apresentadas acima sob o risco de incorrer num clássico tradeoff. Ou seja, ao tentar “ser tudo para todos”, as empresas incorrem no risco de não capturar, por exemplo, a totalidade das vantagens oriundas da liderança em custos ou a totalidade das vantagens oriundas do posicionamento pela diferenciação.
    O autor inclusive cunhou o termo ‘stuck in the middle’ para descrever a situação daquelas empresas que falharam no alcance das estratégias genéricas acima.
    ..."
    fonte: "http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/discordando-dos-gurus-qual-a-dose-ideal-de-michael-porter/50329/print/"
  • De boa, transcedental essa questão! Deveria ser Errada ou anulada.

    Entendo, e concordo, com o colocado pelo colega acima sobre o posicionamento de Porter. Uma empresa deve focar em uma das vertentes, sob a pena de ocorrer um "trade-off", ou seja, "quem quer tudo não tem nada". Mas, as vertentes de excelência postas por Porter, como colocado pelo colega, são:

    • Liderança em Custos: tornar-se o player com o menor custo em determinada indústria,
    • Diferenciação: Desenvolver um produto ou serviço único e que seja valorizado pelos clientes ou
    • Foco: Mirar em segmentos de indústrias ou grupos de consumidores específicos.
    • Agora onde a relação entre as vertentes: custo, diferenciação e foco em segmento específico e as postas pela questão: atendimento ao cliente, eficiência operacional e qualidade do produto? Posso ser uma empresa focada em custo e atender bem o meu cliente e focar na eficiência operacional (nesse caso, justamente para diminuir os custos). Posso também ser uma empresa focada em diferenciação e buscar um bom atendimento aos meus clientes e focar na qualidade do produto (nesse caso, buscando a diferenciação do mercado), ao mesmo tempo. 
    • Dessa forma, não há relação entre as vertentes postas na questão e as historicamente suportadas por Porter!
    Se alguém tiver uma visão diferente e mais clara sobre o assunto, por favor, a exponha.
    Bons estudos!

  • Ok Cespe, então posso atender muito bem ao meu cliente mas não me preocupar em fornecer um produto de qualidade, nem com a eficiência operacional para produzir esse produto (posso prometer entregar em 1 mês só entregar após 4 meses por problemas internos).

    Depois esses clientes sequer voltam a negociar comigo porque ficaram insatisfeitos, e então vou à falência...


    Tá "Serto"!

  • TAH Sseeerto!! --->>> não concentrando seus esforços em mais de uma dessas vertentes de excelência: atendimento ao cliente, eficiência operacional e qualidade do produto.