SóProvas


ID
241723
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Julgue os itens seguintes acerca do planejamento e da gestão
estratégica dos negócios e da tecnologia da informação (TI).

O planejamento estratégico de TI fornece suporte ao planejamento estratégico organizacional e também ajuda a produzir a estratégia do negócio.

Alternativas
Comentários
  • A questão pode suscitar dúvidas pois a TI deve estar alinhada ao que o negócio necessita, e não o contrário.

    Porém, na minha interpretação, a questão diz apenas que o documento mencionado (PETI) poderá suportar o plano organizacional e ajudar a produzir a estartégia do negócio. Note que não foi dito que o PETI vai orientar, definir, guiar. Ele simplmentes irá dar suporte, poderá ser consultado se necessário. Afinal, a TI está interligada ao negócio e deverá suportá-lo sempre que for solicitado.

  • Não concordo com o gabarito, pois o verbo produzir significa gerar, criar, sugerindo assim que a TI dá suporte a criação da estratégia de negócio, quando na verdade o PETI e originado das estratégias do negócio. Mesmo sendo bidirecional produzir é um verbo muito forte, poderia ter sido citado algo no sentido de melhorar ou incrementar.

  • Conforme Aragon, atualmente o alinhamente estratégico é bidirecional, ou seja, da estratégia do negócio para a estratégia de TI e vice-versa, pois a TI pode potencializar estratégias do negócio que seriam impossíveis de serem implantadas sem o auxílio da TI. Um dos modelos de alinhamento estratégico, o de Henderson & Venkatraman [figura1], mostra que a estratégia de TI influencia e é influenciada pela estratégia do negócio e interage bidirecionalmente com a infra-estrutura e os processos de TI e com a infra-estrutura e os processos organizacionais.
    [Figura1] http://www.revistasusp.sibi.usp.br/img/revistas/jistem/v6n2/05f03.gif

    Minha dificuldade em perceber essa bidirecionalidade entre Estratégia de TI e Estratégia do negócio, possivelmente se dá aos dizeres dos modelos de Governança de TI, como o Cobit e ITIL por exemplo, ao citar que o modelo possui foco no negócio e que a TI deve estar alinhada ao negócio e que não deve ser simplesmente um gastador de recursos.