SóProvas


ID
2417848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Um homem, com quarenta e cinco anos de idade, vítima de acidente automobilístico, foi submetido a um procedimento cirúrgico para a amputação de parte do membro inferior esquerdo, 15 cm abaixo do trocanter menor do fêmur. Após a recuperação da cirurgia, o paciente foi cadastrado no Programa de Internação Domiciliar e, por meio de contato telefônico, foi agendada a visita da equipe do Núcleo Regional de Atenção Domiciliar (NRAD). No dia da visita ao domicílio, o fisioterapeuta constatou que o coto apresentava adequada cicatrização do corte cirúrgico, sensibilidade superficial e profunda preservadas e flacidez tecidual no coxim terminal. O profissional recomendou a manutenção do enfaixamento elástico do coto, a realização de exercícios ativos e alongamentos em todos os planos de movimento.
Com base nesse caso clínico, julgue o item a seguir.
Dado o nível da amputação, o paciente deve ser orientado a se manter preferencialmente em decúbito dorsal, quando deitado, com vistas a evitarem-se deformidades.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado

    Questão sem fundamento, pois a formação do coto não tem interferência com decúbito dorsal!!! 

  • decubito ventral, favorece o alongamento da musculatura, deve ser incentivado.

  • "PREFERENCIALMENTE"'  EM DV. 

  • Décubito ventral, já que o mesmo combate a postura viciosa do coto em flexão. Em DV o coto, forçosamente, estará em extensão.