-
Pra mim esta questão está errada. E a multiplexação FDM? Dois pcs usam a rede ao mesmo tempo!! Estou errado??
-
Um exemplo de rede multiponto é a rede Ethernet. Imagine vários computadores interconectados por um HUB. Como trata-se da mesma rede (mesmo protocolo de enlace) todos usam a mesma codificação de sinal. Portanto, para não ocorrer interferência deverão utilizar o meio de forma controlada (1 de cada vez).
Agora imagine um cabo de fibra ótica multimodo. Ele pode transportar diversos sinais multiplexados. Mas note que neste caso não será uma rede multiponto. O cabo liga um roteador a outro. É um canal ponto a ponto. Caberá ao roteador demultiplexar o sinal e entregar aos destinatários.
É sempre assim, se multiplexou é porque está havendo comunicação ponto-a-ponto e não multiponto (meio compartilhado)
-
Questão mal formulada, pois com os protocolos de acesso particionado ao meio fdma e cdma é possível que dois dispositivos transmitam ao mesmo tempo.
-
Um tipo de rede multiponto seria a token ring, em um mesmo meio tem-se varios computadores e um deles é o master e o restante são slaves. O master passa o token permitindo a comunicação de uma estação de cada vez.
Paulo. Full duplex vai ser usado somente em redes ponto a ponto.
Franclin. Tanto o fdma quanto o cdma são mais usados em sistemas de telefonia, não conheço uma tecnologia que faça uso dessa multiplexação para mídias cabeadas. Normalmente se usa tdma em cabos, pois não precisa de onda portadora.
-
Conexões de rede multiponto são aquelas nas quais mais de dois dispositivos são interligados usando apenas uma conexão. A rede multiponto é muitas vezes referida como circuito multiponto ou ainda multidrop.
De modo a permitir que todos os dispositivos conversem entre si, a capacidade da conexão pode ser dividida de forma temporal e espacial entre os dispositivos da rede.
Quando dois dispositivos utilizam a conexão ao mesmo tempo, estão compartilhando a conexão espacialmente. A conexão é compartilhada temporalmente quando os dispositivos da rede se alternam no tempo para utilizar a conexão, ou seja, a conexão é utilizada por um dispositivo de cada vez.
Pode-se citar como exemplo de redes multiponto as topologias de rede em barramento ou em anel.
Fonte: http://http://pt.wikipedia.org/wiki/Multiponto
-
Bem, olhem o q diz este autor[1]
Uma conexão multiponto é uma conexão na qual mais de dois dispositivos compartilham um único link, e a capacidade do canal é compartilhada, seja de forma espacial, seja de forma temporal. Se diversos dispositivos puderem usar o link simultaneamente, ele é chamado conexão compartilhada espacialmente. Se os usuários tiverem de se revezar entre si, trata-se de uma conexão compartilhada no tempo.
Parece contrariar o gabarito.
O q acham, colegas?
Fonte:
[1] Forouzan
-
Joel, cuidado que anel não é multiponto, concordo que a questão é ruim diante do exposto pelo colega Concurseiro Nada com relação ao compartilhamento espacial bem ilustrada na definição do Forouzan.
-
Comunicação Multiponto:
- Dois ou mais nós usam o mesmo meio de conexão
- Permite apenas uma comunicação por vez
Exemplo: Topologia em barramento
-
Caros colegas, o enunciado apresenta a conexão ponto-multimodo padrão, compartilhado no tempo. Nesse tipo de conexão, realmente, o circuito só poderá ser utilizado por um computador de cada vez.
Quando não especificarem o tipo de conexão ponto-multimodo, presumiremos tratar-se do padrão e não da exceção.
-
GAB: C
Em rede multiponto ou redes multidrop, conexão compartilhada temporalmente é quando os dispositivos de rede se alternam para utilizar a conexão.
TEMPORAL: Não se alternam
ESPACIAL: 2 dispositivos conectados ao mesmo tempo
FONTE: PROFESSOR RANI