SóProvas


ID
241825
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos equipamentos de conectividade utilizados em
redes de comunicação, julgue os itens de 124 a 128.

Ponto de acesso, ou access point, é equipamento que atua na camada de enlace do modelo OSI e permite que problemas de colisão na rede sem fio sejam tratados.

Alternativas
Comentários
  • Acess Point abrem caminho para o tipo de acesso ao meio chamado PCF (Point Coordination Function). Nele o acess point serve como um centralizador do tráfego controlando assim a ocorrência de colisões.

    Em redes wireless sem acess point, isto é, em modo adhoc pode haver colisões e estas são tratadas com o uso de CSMA/CA.

  • Eu achei essa questão ERRADA, uma vez que o CSMA/CA não são tratados mas tenta-se apenas evitar as colisões.
  • Apesar do protocolo IEEE 802.11 utilizar o CSMA/CA (Carrier Sense Multiple Access / Collision Avoidance) que como o próprio nome sugere evita colisões, pode ocorrer o caso do terminal oculto onde dois terminais enxergam o AP, mas um não enxerga o outro. Dessa formar eles pensam que o canal está livre e a colisão ocorre. Este problema pode ocorrer por um dos terminais estar escondido atraz de um obstáculo em relação ao outro terminal, mas não ao AP, ou quando os terminais estão fora do alcance do sinal um do outro. Vide a figura abaixo.
    http://wps.prenhall.com/wps/media/objects/9431/9657438/image011.gif
    Para evitar esse tipo de problema o protocolo IEEE 802.11 permite a utilização de quadros de controle RTS (Request to Send) e CTS (Clear to Send) onde um terminal requisita ao AP utilizando um quadro curto RTS através do qual informa o tempo que durará sua transmissão e o AP responde a todos os terminal com um quadro curto CTS, informando qual terminal poderá transmitir e a duração em que os outros devem "silenciar" que inclui o tempo de transmissão mais o tempo de confirmação com o quadro ACK.

    Fonte: Kurose, James F.. REDES DE COMPUTADORES E A INTERNET: Uma Abordagem Top-Down. 5ª ed. São Paulo: Addison Wesley 2010.
  • Segundo o livro do Tanembaum - Redes de Computadores - 4ª edição  - Págs de 316 a 318.
     O padrão 802.11 admite dois modos de operação:
    1. DCF(Função de Coordenação Distribuída) - não usa nenhum controle central.
    2. PCF(Função de Coordenação de Ponto) - utiliza a estação-base para controlar toda a atividade em sua célula.

    Quando se emprega o modo DCF, o 802.11 utiliza o protocolo CSMA/CA - nesse caso podem ocorrer colisões, que serão tratadas por meio do CSMA/CA, pois as estações concorrem pelo tempo no ar.
    Quando se usa o PCF, uma estação-base efetua o polling das outras estações, perguntando se elas têm algum quadro a enviar. Tendo em vista que a ordem de transmissão é totalmente controlada pela estação-base, não ocorre nenhuma colisão.

     

  • Sim, são tratados através do evitamento OK

    Entretanto, eles só são responsáveis pela camada de enlace...e a camada física?

  • Gabarito Certo

     

    Um ponto de acesso sem fio (em inglês: wireless access point, sigla WAP) é um dispositivo em uma rede sem fio que realiza a interconexão entre todos os dispositivos móveis. Em geral se conecta a uma rede cabeada servindo de ponto de acesso para uma outra rede[1], como por exemplo a Internet. Trabalha na camada de enlace do modelo OSI.

    Pontos de acesso Wi-Fi estão cada vez mais populares. Estabelecimentos comerciais que oferecem o acesso a internet através de um ponto de acesso como serviço como cortesia aos clientes chamam-se hotspots. Essa é uma forma prática para disponibilizar acesso à internet, já que a implantação de uma rede sem fio interligada por um ponto de acesso economiza o trabalho de instalar a infraestrutura cabeada.

    Vários pontos de acesso podem trabalhar em conjunto para prover um acesso em uma área maior. Esta área é subdividida em áreas menores sendo cada uma delas coberta por um ponto de acesso, provendo acesso sem interrupções ao se movimentar entre as áreas através de roaming. Também pode ser formada uma rede ad hoc onde os dispositivos móveis passam a agir intermediando o acesso dos dispositivos mais distantes ao ponto de acesso caso ele não possa alcançá-lo diretamente.

    Estes pontos de acesso precisam implementar a segurança da comunicação entre eles e os dispositivos móveis que estão em contato. No caso do Wi-Fi, isso foi inicialmente tentado com o WEP, atualmente facilmente comprometido. Surgiram então o WPA e o WPA2, que são considerados seguros caso seja utilizada uma senha.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Pessoal, quanto ao comentario do Ibsen, pra vcs nao perderem tempo, apenas o primeiro paragrafo e' util.

  • gab certo

    acess point, atuação camada de enlace (endereço mac). CSMA/CA.

    Caso seja um acess point com função tb de roteador, terá atuação tb na camada 3. Rede. Endereços IP.