SóProvas


ID
2418817
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Acerca dos aspectos históricos da odontologia legal e da regulamentação de seu exercício no Brasil, julgue o item que se segue.

Iniciado o processo de revalidação de seu diploma, o profissional portador de diploma expedido por escolas estrangeiras de países signatários de tratado específico poderá obter autorização administrativa provisória, válida por um período máximo de noventa dias, para exercer a odontologia na modalidade de clínica geral no território brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • Lei 5081/66

     Poderão exercer a Odontologia no território nacional os habilitados por escolas estrangeiras, após a revalidação do diploma e satisfeitas as demais exigências do artigo anterior.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em odontologia médico-legal.

    Para responder a essa questão, o candidato precisa ter conhecimento da lei 5.081/1966, que regula o exercício da odontologia no Brasil. Nela, temos:

    Art. 2º. O exercício da Odontologia no território nacional só é permitido ao cirurgião-dentista habilitado por escola ou faculdade oficial ou reconhecida, após o registro do diploma na Diretoria do Ensino Superior, no Serviço Nacional de Fiscalização da Odontologia, na repartição sanitária estadual competente e inscrição no Conselho Regional de Odontologia sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.

    Art. 3º Poderão exercer a Odontologia no território nacional os habilitados por escolas estrangeiras, após a revalidação do diploma e satisfeitas as demais exigências do artigo anterior.

    Assim, cumprida essa exigência, o profissional portador de diploma expedido por escola estrangeira poderá exercer a odontologia normalmente, não havendo nenhuma regra que estabeleça o "exercício provisório" por até noventa dias.


    Gabarito do professor: ERRADO.