SóProvas


ID
2418952
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, referente aos princípios e métodos empregados na identificação humana.


O assinalamento sucinto, a fotografia simples, o retrato falado e o sistema datiloscópico de Vucetich são métodos de identificação judiciária.

Alternativas
Comentários
  • Divisão da identificação

    Policialou judiciária: dispensa tais conhecimentos, de modo geral, visa, além da identificação civil comum, a identificação de delinquentes e que emprega na maior parte das vezes a dactiloscopia, e até as modernas técnicas de “retrato falado”.

    Médico-Legal, pericialou antropológica: exige do perito conhecimentos médicos e das várias ciências biológicas e afins para a sua identificação

    se gostou, curta!!

    valeu!!

  • Para identificação médico legal nesse caso só a papiloscopia é correta.

  • CERTO

    "A identificação judiciária ou policial independe de conhecimentos médicos, e sua fundamentação reside, sobretudo, no uso de dados antropométricos e antropológicos para a identidade civil e caracterização dos criminosos, quer primários, quer reincidentes. Esse processo é efetuado por peritos em identificação."

    Fonte: Genival Veloso de França, 2017. Pág. 227.

  • identificação policial ou judiciária independe do conhecimento técnico. É constituída pelo assinalamento sucinto, fotográfico simples, fotografia de Bertillon, retrato falado, estudo da arcada dentária e sistema dactiloscópico de Vucetich.

  • "O reconhecimento significa apenas o ato de certificar-se, conhecer de novo, admitir como certo ou afirmar conhecer. É, pois, uma afirmação laica, de um parente ou conhecido, sobre alguém que se diz conhecer ou de sua convivência. Pode essa pessoa que reconhece inclusive, assinar um "termo de reconhecimento", cujos formulários habitualmente existem nas repartições médico-legais. Já a identificação é um conjunto de meios científicos ou técnicas específicas empregados para que se obtenha a identidade. É um procedimento médico-legal cuja finalidade é afirmar efetivamente por meio de elementos antropológicos ou antropométricos que aquele indivíduo é ele mesmo e não outro."

    A identificação divide-se em médico-legal e judiciária ou policial.

     médico-legal (sempre é feita por médico-legistas) - Ossos, sangue, raça, tipos étnicos, idade, malformações, sinais profissionais, biotipo, tatuagens, cicatrizes, identificação pelos dentes, palatoscopia ou rugoscopia palatina, queiloscopia (lábios), voz, DNA..

     judiciária ou policial. - independe de conhecimentos médicos, reside em dados antropométricos e antropológicos. É efetuado por peritos em identificação.

    O bom método de identificação apresenta os fundamentos PIU PC.

    Assinalamento sucinto, Fotografia simples, retrato falado, sistema antropométrico de Bertillon (11 medidas), sistema dactiloscópico de Vucetich.

    Retirado da obra: Medicina Legal - Genival Veloso de França - 11ª Ed.

    bons estudos!