SóProvas


ID
2418970
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A respeito dos crimes contra a liberdade sexual e de aspectos a eles associados, julgue o item que se segue.

Considere que em uma mulher com história de estupro ocorrido há três dias tenha sido diagnosticada uma ruptura himenal, com bordos edemaciados e recobertos por fibrina. Nesse caso, o perito poderá estabelecer nexo causal entre a ruptura himenal e o delito investigado.

Alternativas
Comentários
  • Até 10 dias após o ocorrido, é possível realizar e constatar através do exame himenal

  • exame objetivo e específico para detectar o estupro é verificar como está o hímen. um dos sinais é a presença de glicoproteína P30 de procedência prostática. presença de fosfatase ácida prostática (presença de esperma) entre outros. Fonte: Wilson Luiz - Medicina Legal
  • Lembrem-se que são sinais de certeza da conjunção carnal: ruptura do hímen, presença de esperma na cavidade vaginal, presença de gravidez, presença de cancro sifilítico no colo do útero, presença de fosfatase ácida prostática (acima de 300 UI/ml), presença de PSA ou glicoproteína P30.

    A questão fala em "bordos edemaciados e recobertos por fibrina"- edemaciado é porque houve uma formação de edema. Já a fibrina é um componente dos coágulos sanguíneos.

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO

    Comentários da professora do qconcursos Zeneida Girão

  • Certeza de conjuncao carnal, não certeza de estupro! Você direciona sua investigacao, mas estabelecer nexo causal so com isso?!
  • Aos não assinantes: GABARITO DO PROFESSOR: CERTO