SóProvas


ID
2418979
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A respeito dos crimes contra a liberdade sexual e de aspectos a eles associados, julgue o item que se segue.

Se um indivíduo for azoospérmico, o antígeno prostático específico não será encontrado no conteúdo do material ejaculado por esse indivíduo.

Alternativas
Comentários
  • Azoospermia é uma causa comum de infertilidade masculina, enquanto que nas mulheres uma das principais causas é a endometriose. Por definição a azoospermia é a ausência de espermatozoides no sêmen

    PSA é uma proteína que é produzida pelo tecido prostático. Se o homem tem tecido prostático, tanto benigno como maligno, ela será detectada no exame de sangue. Como a próstata, nos humanos, aumenta de forma benigna com o passar dos anos, o PSA também costuma aumentar. Da mesma forma, o PSA aumenta com o evoluir do câncer de próstata. Assim, se o PSA estiver aumentando, o urologista pode definir se a alteração do PSA é por uma causa benigna ou maligna.

  • Gabarito: ERRADO.

    O antígeno prostático/glicoproteína p30 ou PSA é uma proteína produzida pela célula do epitélio prostático, logo, independe da presença de espermatozoides, podendo ser encontrada mesmo em indivíduos azoospérmicos ou vasectomizados.

  • Azoospermia = sêmen sem espermatozoides (espermatozoides → produzidos no testículo, armazenados no epidídimo e lançados pelo canal deferente)

    Antígeno prostático = PSA = Proteína P30 → produzido pela próstata, lançado pelo canal deferente.

    Tanto os indivíduos "azoospérmicos congênitos" como os que se submeteram a vasectomia ejaculam sêmen com líquido prostático (produzido pela próstata) + líquido seminal (produzido pela vesícula seminal). A única coisa que não sai é o espermatozoide. Logo, sempre presente o PSA ou Proteína P30.