SóProvas


ID
2418997
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Tendo em vista que a antropologia forense utiliza recursos da antropologia física para a realização da identificação humana, e que faz parte dessa área o estudo das exumações, julgue o próximo item.

A soldadura das epífises dos ossos longos dos membros às respectivas diáfises, com a consequente parada do crescimento do indivíduo, inicia-se por volta dos vinte anos de idade e se completa, em média, aos trinta anos de idade.

Alternativas
Comentários
  • Mulheres 17 e 18 anos.Homem 19 e 20 anos.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em antropologia forense.

    O estudo dos pontos de ossificação e a época em que ocorre a soldadura desse pontos é de extrema importância em antropologia forense na determinação da idade.

    Pegando como exemplo o fêmur, temos:

    "A soldadura do grande do pequeno trocânter à diáfise dá-se dos 16 aos 18 anos, e com a cabeça femoral, aos 19 anos. A extremidade inferior do fêmur principia a soldadura com a diáfise aos 18 anos, terminando dos 20 ao 22 anos após o nascimento".

    De forma similar, temos que o limite máximo de soldadura dos ossos ocorre ao redor dos 19 a 20 anos. A questão está errada porque cita que a soldadura se inicia por volta dos 20 anos e se completa aos 30 anos, quando na verdade o início ocorre por volta dos 16-19 anos, e se completa por volta dos 20 anos.

    (Fonte: Delton Croce, Manual de Medicina Legal)

    Gabarito do professor: ERRADO.