SóProvas


ID
2419021
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

      Os dentes resistem melhor que qualquer outro tecido humano às variações de pressão e temperatura e à degradação post mortem, o que possibilita a preservação da identidade genética individual. Mesmo se o dente estiver fragmentado, será possível fazer a coleta e análise do DNA.


EMSZSF Silveira. Odontologia legal: a importância do DNA para as perícias e peritos. Saúde, Ética & Justiça. 2006;11(1/2):12-8 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item subsequente, relativo à genética forense.


Os perfis genéticos utilizados na identificação individual são obtidos a partir da análise de marcadores genéticos. Atualmente, para a maioria dos casos, os marcadores de eleição são microssatélites autossômicos.

Alternativas
Comentários
  • Pequenas sequências repetidas em tandem (STRs – short tandem repeats)

    ·  Atualmente, a grande maioria das identificações humanas é realizada utilizando-se os marcadores genéticos chamados de MICROSSATÉLITES ou STRs (short tandem repeats).

    ·  Os STRs são sequências curtas repetidas em tandem no genoma

    ·  Possuem tamanho de 2 a 10 pb e se localizam em regiões não codificantes do genoma.

    ·  Aproximadamente 30% das regiões repetidas do genoma são MICROSSATÉLITES.

    ·  Os STRs mais utilizados na identificação humana são repetições de 4 a 5 nucleotídeos que ocorrem numa região específica do genoma, num locus único.

    Para que esses marcadores sejam úteis na identificação humana, eles devem ser POLIMÓRFICOS, ou seja, os indivíduos devem apresentar diferentes números de repetições para que possam ser diferenciados entre si. Portanto, os STRs apresentam vários alelos para o mesmo locus.