SóProvas


ID
2419252
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Uma serraria, ao processar mensalmente 100 toras de eucalipto com umidade máxima e valores médios de 1 m de diâmetro e 4 m de comprimento e fator de forma igual a 1, produz 157 m3 de peças, como caibros, ripas e tábuas. Os 50 m3 de resíduos são carbonizados em forno de alvenaria cilíndrico parabólico, que resultam em 6,25 toneladas de carvão vegetal.


Com base nessa situação hipotética e em aspectos a ela relacionados, julgue o item, considerando 3,14 como valor aproximado para π.


O processamento de toras de coníferas em serraria propicia maior rendimento volumétrico em comparação ao de toras de folhosas, diferença que se justifica pelo fato de aquelas terem troncos mais cilíndricos.

Alternativas
Comentários
  • Considera-se uma amplitude de rendimento de 55 a 65% em média para madeira serrada de coníferas, e entre 45 e 55%, para as folhosas. Esta diferença se deve ao fato das coníferas possuírem troncos mais cilíndricos e com menor incidência de defeitos, gerando assim menor percentual de perdas. Esse grupo também possui menor densidade, maior homogeneidade que as folhosas e alburno sempre utilizável, o que aumenta o rendimento (VITAL, 2008).