SóProvas


ID
2421625
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Treinamento é o processo de ensinar aos novos funcionários as habilidades básicas necessárias para desempenhar suas funções. Nesse sentido, habilitar uma pessoa para a operação de tarefas e fazer com que ela apresente mudanças comportamentais significam, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • C)

    18.6.1. Treinamento e Desenvolvimento
    As pessoas não podem mais deixar de buscar seu aprimoramento constante. O ambiente de negócios muda constantemente, e as organizações devem estar cada vez mais dinâmicas e competitivas para que possam sobreviver.
    Assim sendo, as organizações necessitam treinar e desenvolver seus funcionários para que estes consigam ajudá-las a atingir seus objetivos estratégicos.
    A primeira diferença que devemos entender entre o treinamento e o desenvolvimento é o espaço temporal. Ou seja, o treinamento é voltado para as tarefas e atividades atuais do funcionário. Dessa maneira, é focado no presente.
    Já o desenvolvimento é focado no futuro. Assim, se preocupa com as habilidades e capacidades que serão exigidas dos funcionários futuramente. Entretanto, tanto o treinamento quanto o desenvolvimento são processos de aprendizagem.31
    No nível organizacional, temos a aprendizagem organizacional, que é o desenvolvimento de uma cultura voltada para o constante melhoramento das pessoas, de modo a sempre inovar e encarar novos desafios.
    O treinamento é um processo cíclico, que é composto de quatro etapas:32
    Ø Programação – nesse momento a equipe deve diagnosticar as necessidades de treinamento, além de escolher qual será o treinamento necessário, quando deverá ser efetuado, por quem e para quem, entre outros fatores. Dessa forma, é o planejamento do processo de treinamento.
    Ø Organização – nessa etapa os recursos necessários (desde instrutores, salas de aula, materiais etc.) devem ser registrados, de forma que a organização possa reservar os recursos disponíveis e planejar a aquisição dos que ainda não tiver.
    Ø Implantação – é a execução do treinamento em si. Ou seja, nessa etapa o treinamento é efetuado.
    Avaliação – nesse momento serão avaliados os resultados do treinamento, isto é, se os objetivos foram ou não atingidos. Deverão ser medidos os efeitos do treinamento no comportamento dos funcionários no trabalho.

     

    Fonte: 31 Chiavenato, Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações, 2004.
    32 Vilas Boas e Andrade, 2009.

  • A questão trata dos 05 tipos de mudanças que decorrem do treinamento, segundo Chiavenatto:

    1) Transmissão de Informações: integração do colaborador; dar conhecimento sobre produtos/serviços, politicas, regulamentos, etc

    2) Desenvolvimento de Habilidades: destreza na execução e operação de tarefas

    3) Desenvolvimento de Atitudes: mudança de atitudes / comportamentos

    4) Desenvolvimento de conceitos: elevar o nível de abstração; ajudar as pessoas a pensarem de modo mais amplo (visão sistêmica)

    5) Desenvolvimento de competências: criar novas competências alinhadas com os objetivos organizacionais

  • Os treinamentos podem ter diferentes objetivos. De acordo com a obra de Idalberto Chiavenato, o treinamento que habilita uma pessoa para a operação de tarefas é o desenvolvimento de habilidades. Já o treinamento que tem como objetivo as mudanças comportamentais, é o desenvolvimento de atitudes. Dessa forma, temos como gabarito da questão a alternativa “C”.

    Gabarito C