SóProvas


ID
242170
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Determinada empresa mantém conta-corrente nos bancos
A, B e C. No final do mês de outubro, o setor de controle observou
inconsistências, posteriormente corrigidas, nos lançamentos
contábeis efetuados pela contabilidade da empresa nas respectivas
contas-razão. Cheque emitido no valor de R$ 500,00 contra o banco
A, para pagamento de serviços de manutenção nas máquinas, havia
sido lançado no livro razão do banco C; depósito de R$ 1.000,00,
oriundo das vendas à vista na segunda quinzena, realizado no banco
A, havia sido lançado no livro razão do banco B; cheque emitido
no valor de R$ 1.500,00 contra o banco C, para liquidação de
despesas do mês anterior, havia sido lançado no livro razão do
banco B; cheque emitido no valor de R$ 2.000,00 contra o banco
A, para pagamento de consultoria jurídica, havia sido lançado a
débito; e depósito em cheques, no valor total de R$ 2.500,00,
oriundos das vendas recebidas em cheques na primeira quinzena,
realizado no banco C, havia sido lançado no livro razão do banco
A. Os cheques depositados foram honrados pelos emitentes e
devidamente compensados no mesmo mês.

Com base nas informações apresentadas acima, julgue o item que
se segue.

Antes das devidas correções, o saldo bancário mantido no banco A estava menor que o saldo contábil do livro razão do banco A em R$ 1.000,00.

Alternativas
Comentários
  • Essa é outra questão que na minha opinião está incorreta! A diferença entre o saldo bancário (-1.500,00) e o saldo contábil (+ 4.500) é de R$ 6.000 e não de R$ 1.000 como afirma a questão.

    Vejamos:
     

    Saldo Bancário do Banco A:

    Cheque emitido no valor de R$ 500,00 contra o banco A =>  - 500,00

    depósito de R$ 1.000,00, oriundo das vendas à vista na segunda quinzena, realizado no banco A = + 1.000,00

    cheque emitido no valor de R$ 2.000,00 contra o banco A => - 2.000,00

    (=) Saldo Bancário do banco A = -500 + 1000 - 2000 = - 1.500,00

    Saldo Contábil do Banco A:

    cheque emitido no valor de R$ 2.000,00 contra o banco, para pagamento de consultoria jurídica, havia sido lançado a débito => + 2.000,00

    depósito em cheques, no valor total de R$ 2.500,00, oriundos das vendas recebidas em cheques na primeira quinzena, realizado no banco C, havia sido lançado no livro razão do banco  A. => + 2.500,00

    (=) Saldo Contábil do Banco A (antes das correções) = 2.000,00 + 2.500,00 = 4.500,00

    Saldo contábil (-) Saldo Bancário = 4.500 (-) - 1.500,00 = 6.000,00

    Logo, o saldo bancário mantido no Banco A estava menor que o saldo contábil do livro razão do banco A em 6.000,00.

    Não sei como a Banca chegou em 1.000,00 de diferença!!!! Por favor, se alguém souber explicar onde estou errando....

    Obrigada!

     

  • No livro razao os lancamentos sao feitos de forma sistematica ou seja  debitos e creditos ,quando um cheque de 2000 e lancado como debito isto nao e uma  inconsistencia e  sim erro contabil que no final  causou a diferenca  de 1000. vejamos; antes saldo banco A   debito 2500 , depois das correcoes banco A fica com o saldo 1500 dai a difernca de 1000.

  • Concordo com o primeiro comentário.

    A questão fala antes das devidas correções, portanto, a diferença não é 1.000,00

    Banco A

    -500 +1000 -2000 = (1500)

    Razão A

    2000 + 2500 = 4500

    +4500 - (1500) = 6000.

    Se alguém tiver chegado no resultado de forma correta peço que nos explique por favor.

  • Olá, pessoal!
     
    A banca manteve a resposta como "C", conforme a divulgação do Edital de Alteração de Gabaritos, postado no site.
     
    Bons estudos!
  •    Concordo plenamente com a colega Adriane. Gostaria que alguem resolvesse essa questao, provando que o resultado da banca Cespe è o correto. Para mim, como dizem varios professores, trata-se de mais um ACHOMETRO CESPE!!!!!
  • E' um absurdo. A Banca CESPE demonstra uma certa prepotencia e, infelizmente, como se diria em italiano "permalosa" (nao aceita que a corrijam, ofende-se". Mas a verdadeira ofensa é a resposta que ela nos faz engolir. ABSURDO. A resposta é 6.000 a mais no Razao do Banco A que no extrato bancario do mesmo. Nem mesmo o MAGO que elaborou esta questao conseguiria achar outro resultado. "No coment".
  • O Professor Gabriel Rabelo resolveu a questão da seguinte forma:

    Cheque emitido no valor de R$ 500,00 contra o banco A, para pagamento de serviços de manutenção nas máquinas, havia sido lançado no livro razão do banco C;

    O banco aqui fica com 500 a menos do que o razão, posto que o lançamento está incorreto no razão. Entenda-se: não saiu dinheiro no razão, mas saiu no banco!

    Depósito de R$ 1.000,00, oriundo das vendas à vista na segunda quinzena, realizado no banco A, havia sido lançado no livro razão do banco B;

    A venda foi lançada em B, mas entrou na conta bancária A. Assim, podemos dizer que o razão fica com 1.000 a menos do que o banco.

    Cheque emitido no valor de R$ 1.500,00 contra o banco C, para liquidação de despesas do mês anterior, havia sido lançado no livro razão do banco B;

    Não afeta A.

    Cheque emitido no valor de R$ 2.000,00 contra o banco A, para pagamento de consultoria jurídica, havia sido lançado a débito;

    Neste caso, o razão aumenta indevidamente pelo dobro. Vamos supor que o saldo da conta fosse R$ 10.000,00. Se saísse 2.000,00, teríamos um saldo final de R$ 8.000,00. Todavia, a saída foi computada a débito, o que daria um saldo final de R$ 12.000,00. Portanto, o razão aumentou indevidamente 4.000,00.

    Depósito em cheques, no valor total de R$ 2.500,00, oriundos das vendas recebidas em cheques na primeira quinzena, realizado no banco C, havia sido lançado no livro razão do banco A.

    Neste caso, o banco A está 2.500 a maior do que deveria, por estar registrando venda do banco C.

    Razão do banco A: + 500 - 1.000 + 4.000 - 2.500 = 1.000 (A maior)
  • Foi assim que eu resolvi:

    A questão quer a diferença entre os saldos do Livro A (do jeito que foi lançado) e o saldo bancário (lembrar que apenas a escrituração foi feita de forma errada, os depósitos foram feitos nos bancos certos)

    Então:

    1ª Parte: Saldo do livro "A" = 500,00

                 (Débito)                           O razonete do banco A                  (crédito)
    ________________ ________________I____________________ ______________
    CHEQ EMITIDO Banco "A"           2000,00   I     Depósito de Venda Banco "C"   2500,00
                                                                                I
    _________________________________I__________________________________
                                                                                 I Saldo  CREDOR Livro "A"                  500,00


    2ª parte: Saldo bancário = 1500 (negativo)

    -Deposito efetuado no banco "A" (receita)........  1000,00
    -Cheque emitido contra o banco "A" ....................  500,00        = 
    -cheque emitido contra banco "A".........................2000,00
    _____________________________________________
    SALDO REAL DO BANCO "A"................................1500,00 (NEGATIVO)


    OBS: A QUESTÃO QUER A DIFERENÇA  DOS SALDOS ENTRE UM E OUTRO (OU SEJA UM MENOS O OUTRO)
    ENTAÕ É  1500 - 500 = 1000
    (o saldo negativo no banco  e o saldo credor no livro não influencia POIS O QUE SE QUER É APENAS A DIFERENÇA NUMÉRICA E NÃO FINANCEIRA)
  • "A venda foi lançada em B, mas entrou na conta bancária A. Assim, podemos dizer que o razão fica com 1.000 a menos do que o banco."

     

    Não seria 500 reais a menos??? O Banco já estava com 500 a menos, entrou 1000 reais no banco e nada no razão! Como é que ficou 1000 reais isso aí??

     

    Sinceramente, não consigo compreender essa resposta postada do prof. Gabriel Rabelo...concordo com os meus colegas que acharam 6000 reais.

  • Alguém precisa de converter essa banca, sinceramente.

  • Errarei eternamente essa questão! rsrsr

  • certo. livro razão= 2500 banco= 1500