FILTRAÇÃO LENTA:
-> A filtração lenta não leva coagulante e consiste num processo simples, barato e eficiente, mas com taxas de filtração baixa.
-> É indicado para águas com pouca turbidez e quando não se requer velocidade de filtração.
FLOCULAÇÃO:
-> Durante a floculação, a agitação deve ser controlada para que não seja muito elevada, a fim de não romper os flocos já formados, nem muito baixa para não sedimentar os flocos no floculador. Uma agitação semelhante à calha Parshall é exagerada para essa etapa do tratamento.
TAXA DE APLICAÇÃO SUPERFICIAL: É a relação entre a vazão, referida a determinada unidade da ETA, e a área de sua superfície útil.
-> Sua aplicação se dá aos decantadores e em função da velocidade de sedimentação das partículas a serem removidas.
CISTOS DE PROTOZOÁRIOS:
-> Os cistos de protozoários são muito mais resistentes do que as bactérias, por isso, os tratamentos tradicionais não são muito eficientes.
-> Para eles outros processos são mais eficientes, como, por exemplo, a ozonização.
NBR 12216
5.8 Mistura rápida
5.8.1 Operação destinada a dispersar produtos químicos na água a ser tratada, em particular no processo de coagulação, para o qual são destinadas as disposições seguintes.
5.8.2 As condições ideais em termos de gradiente de velocidade, tempo de mistura e concentração da solução de coagulante devem ser determinadas preferencialmente através de ensaios de laboratório. Quando estes ensaios não podem ser realizados, deve ser observada a seguinte orientação:
a) a dispersão de coagulantes metálicos hidrolisáveis deve ser feita a gradientes de velocidade compreendidos entre 700 s-1 e 10 s-1, em um tempo de mistura não superior a 5 s;
b) a dispersão de polieletrólitos, como coagulantes primários ou auxiliares de coagulação, deve ser feita obedecendo às recomendações do fabricante.
5.8.3 Constituem dispositivos de mistura:
a)qualquer trecho ou seção de canal ou de canalização que produza perda de carga compatível com as condições desejadas, em termos de gradiente de velocidade e tempo de mistura;
b)difusores que produzam jatos da solução de coagulante, aplicados no interior da água a ser tratada;