-
a) Determinação do volume do tanque séptico de uma câmara:
V = 1000 + N (C.T + K.Lf) (1)
Em que:
V = Volume útil, em litros
N = Número de pessoas ou unidades de contribuição
C = Contribuição de despejos, em litro/pessoa x dia ou em litro/unidade x
dia (Tabelado)
T = Período de detenção, em dias (Tabelado)
K = Taxa de acumulação de lodo digerido em dias, equivalente ao tempo de acumulação de lodo fresco (Tabelado)
Lf = Contribuição de lodo fresco, em litro/pessoa x dia (Tabelado)
fonte: http://wiki.urca.br/dcc/lib/exe/fetch.php?media=roteiro_dimensionamento_fossa_sumidouro.pdf
c) Alguns autores e , principalmente, agências internacionais de financiamento como o Banco Mundial têm sugerido muitas alternativas mais econômicas de projeto, entre as quais a fossa absorvente mostrada na Figura 10, que recebe diretamente os esgotos provenientes da privada provida de bacia sanitária selada hidraulicamente. Esses dispositivos, normalmente, requerem uma descarga de somente 1 a 3 litros ao invés das bacias convencionais que requerem entre 10 e 20 litros.
fonte:http://www.dec.ufcg.edu.br/saneamento/SBER7.html
d) Fossa Seca: é um compartimento feito no solo, utilizadas em lugares de poucos recursos financeiros. Uma característica fundamental da fossa seca é que ela não deve receber água de descargas, de banhos, de lavagem, de enxurrada ou mesmo água do solo quando o nível da água subterrânea for muito alto. Seus principais problemas durante o seu uso são a geração de odor e a proliferação de insetos, particularmente a mosca.
fonte: http://www.higienbras.com.br/residencias.html
A fossa séptica biodigestora é um sistema de biodigestão anaeróbica, com ausência de oxigênio, composta por no mínimo três caixas d’água de fibrocimento ou fibra de vidro em série, tubos e conexões de PVC, válvula de retenção e registros. Segundo os pesquisadores, para uma casa com até cinco pessoas o sistema deve contar com caixas de mil litros cada, podendo adicionar a quarta caixa para maior eficiência. O sistema foi dimensionado para que os dejetos depositados nas caixas fermentem por no mínimo 25 dias, período suficiente para uma completa biodigestão, e a produção do efluente pode ser utilizada como fertilizante de alta qualidade na agricultura, segundos os técnicos.
A fossa séptica biodigestora, além de evitar a contaminação do lençol freático, produz um adubo orgânico líquido que pode ser utilizado em hortas e pomares.
fonte:http://www.funasa.gov.br/site/tecnicos-da-funasa-conhecem-fossa-septica-biodigestora-da-embrapa/
http://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/como-fazer/noticia/2013/12/como-fazer-fossa-septica-biodigestora.html
e) acho que o erro está em não especificar o tipo de fossa, considerado que a água que a questão menciona séria o adubo liquido. (ler cometário do item d)
-
b) terrenos argilosos são mais impermeáveis que o arenosos o que desfavoreceria o sistema.
Por exemplo, terrenos arenosos infiltram (60 a 90 l/m2 dia) mais água do que terrenos predominantemente argilosos (20 a 40 l/m2.d
fonte:http://www.dec.ufcg.edu.br/saneamento/SBER7.html
-
NBR 7229 - Projeto, construção e operação de tanques sépticos
O volume útil total do tanque séptico deve ser calculado pela fórmula:
V = 1000 + N (CT + K Lf)
Onde:
V = volume útil, em litros
N = número de pessoas ou unidades de contribuição
C = contribuição de despejos, em litro/pessoa x dia ou em litro/unidade x dia (ver Tabela 1)
T = período de detenção, em dias (ver Tabela 2)
K = taxa de acumulação de lodo digerido em dias, equivalente ao tempo de acumulação de lodo fresco (ver Tabela 3)
Lf = contribuição de lodo fresco, em litro/pessoa x dia ou em litro/unidade x dia (ver Tabela 1)
-> SUMIDOUROS:
- Os sumidouros são poços escavados no chão e não impermeabilizados, que tem por finalidade orientar a infiltração da parte líquida do efluente no subsolo.
- Assim, a eficiência de um sumidouro está diretamente ligada à taxa de infiltração do solo. Como a taxa de infiltração de um solo predominantemente argiloso é bem baixa, não se recomenda a construção de sumidouros nesse solo.
FOSSA ABSORVENTE:
-> A fossa absorvente é um nome dado ao sumidouro
Descarga de contribuição (ou vazão de contribuição):
-> depende de das condições de produção do efluente, bem como a vazão absorvida depende das dimensões da estrutura e solo na qual ela foi executada. Assim, não há como determinar um número fixo de "descarga".
FOSSA SÉPTICA BIODIGESTORA:
- Uma fossa séptica biodigestora é uma unidade de tratamento de esgoto, na qual o efluente de entrada é o esgoto sanitário e há produção de biofertilizante como resultado do tratamento.
- Esse produto final, por ser tratado, não possui cheiro desagradável, nem vermes ou insetos e uma grande vantagem dessa instalação é que ela não polui o lençol freático, visto que não há infiltração do dejeto no solo.
- o produto resultante não é exatamente água, mas um líquido obtido após a fermentação do esgoto, sem patógenos e que pode ser, nesse caso, usado como fertilizante em hortas.
- Se a fossa não for do tipo biodigestora a "água" que sai dela possui agentes patógenos, não poderá ser utilizada em hortas e deverá ser infiltrada em sumidouros.