SóProvas


ID
2422018
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Existem várias estratégias de respostas a riscos de projetos de software. As estratégias a seguir se aplicam a ameaças ou riscos que, se ocorrerem, podem ter impactos negativos nos objetivos do projeto, bem como estratégias que podem ser usadas tanto para riscos negativos ou ameaças como para riscos positivos ou oportunidades.
I. Indica que a equipe do projeto decidiu não alterar o plano de gerenciamento do projeto para lidar com um risco ou não conseguiu identificar outra estratégia de resposta adequada. Pode ser passiva ou ativa. A passiva não requer nenhuma ação exceto documentar a estratégia, deixando que a equipe do projeto trate dos riscos quando eles ocorrerem. A ativa mais comum é estabelecer uma reserva para contingências, incluindo tempo, dinheiro ou recursos para lidar com os riscos.
II. Implica na redução da probabilidade e/ou do impacto de um evento de risco adverso para dentro de limites aceitáveis. Adotar uma ação antecipada para reduzir a probabilidade e/ou o impacto de um risco ocorrer no projeto em geral é mais eficaz do que tentar reparar o dano depois de o risco ter ocorrido. Adotar processos menos complexos, fazer mais testes ou escolher um fornecedor mais estável são exemplos de ações.
III. Procura eliminar a incerteza associada com um determinado risco positivo, garantindo que a oportunidade realmente aconteça. Exemplos incluem designar os recursos mais talentosos da organização para o projeto a fim de reduzir o tempo de conclusão ou para proporcionar um custo mais baixo do que foi originalmente planejado.
A associação correta, das estratégias de risco com sua definição, está expressa em

Alternativas
Comentários
  • 5 Maneiras de  Gerenciar os Riscos

     

    1. Aceitar o Risco

    Aceitar o risco significa que enquanto você o tiver identificado e registrado no seu plano de gerenciamento de riscos, você não vai tomar nenhuma ação. Simplesmente você aceita que ele possa acontecer e decidirá como lidar com ele caso ocorra.

     

    2. Evitar o Risco

    Você pode modificar completamente as ações planejadas para evitar o risco. Esta é uma boa estratégia quando um risco é potencialmente de grande impacto em seu projeto. Exemplo, normalmente em Janeiro a equipe de Finanças de sua empresa está ocupado realizando apuração de contas corporativas. Planejar a homologação do novo Módulo Financeiro, na qual serão necessários membros dessa equipe em Janeiro, que precisarão aprender um novo processo, provavelmente não vai ser uma ótima ideia.

     

    3. Transferir o Risco

    Transferência é uma estratégia de gerenciamento de risco que não é utilizada muito frequentemente, e tende a ser mais comum em projetos onde há várias partes. Basicamente, você transfere o impacto e gestão do risco para outra pessoa. Exemplo, você tem um terceiro contratado para escrever o seu código de software, pode então transferir o risco de possíveis erros no código para o terceiros. Ele será responsável por gerenciar esse risco.

     

    4. Mitigar o Risco

    Mitigar um risco é provavelmente a técnica gerenciamento de riscos mais utilizada. Também é a mais fácil de compreender e de implementar. Mitigar significa que você pode limitar o impacto de um risco, de modo que mesmo que ele ocorra, o problema gerado é menor e mais fácil de corrigir.

     

     

    5. Explorar o Risco

    Aceitar, evitar, transferir e mitigar são estratégias excelentes para usar quando o risco tem um impacto negativo sobre o projeto. Mas, o que acontece se o risco tem um impacto positivo? Exemplo, o risco de que o novo produto seja tão popular que a empresa não tem pessoal suficiente na equipe de vendas para fazer as demonstrações? Esse é um risco positiva – algo que seria vantajoso para o projeto e consequentemente para a empresa se ele acontecer. Nesses casos, queremos maximizar a chance do risco acontecer, de não parar de acontecer ou de transferir o benefício conseguido para alguém!

     

     

    Letra A

     

    http://projetogerenciado.com.br/5-maneiras-de-gerenciar-os-riscos/