SóProvas


ID
2422408
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia

O professor de filosofia deve discutir com os estudantes a questão das falácias, já que elas estão presentes na sociedade. Identifique o tipo de falácia relacionando o número dos argumentos com as frases que estão abaixo.
I) Argumentum ad baculum
II) Argumentum ad hominem
III) Argumentum ad verecundiam
IV) Argumentum ad misericordiam
V) Petitio Principii
( ) A atriz afirmou na propaganda que a doutrinação ideológica está presente nas escolas. Logo, devemos defender o projeto que proíbe discutir política em sala de aula.
( ) Claro que o professor defende a discussão do feminismo, da homofobia e de todas as questões de gênero, ele é homossexual.
( ) Os deputados religiosos são todos a favor do Projeto Escola sem Partido, pois quem participa de uma igreja não apoia uma escola que doutrine os estudantes.
( ) Professor, o senhor deve rever a minha nota, pois preciso passar nesta prova. Caso contrário, eu posso perder o emprego.
( ) O senhor trabalha numa repartição Federal, se quiser assegurar o seu emprego deve trabalhar pela reeleição do presidente.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • ( III) Argumentum ad verecundiam

    Apelo à Autoridade: a forma geral e argumentar em favor da aceitação de alguma afirmação apenas porque certa pessoa, geralmente, alguém famoso ou muito conhecido (uma “autoridade” alguém digno de respeito ou admiração disse tal coisa.)

    A atriz afirmou na propaganda que a doutrinação ideológica está presente nas escolas. Logo, devemos defender o projeto que proíbe discutir política em sala de aula.


     

    (II ) Claro que o professor defende a discussão do feminismo, da homofobia e de todas as questões de gênero, ele é homossexual.

    II) Argumentum ad hominem

    atacando o personagem de seu oponente ou traços pessoais em vez de se envolver com seu argumento. Ad hominem ataques podem assumir a forma de atacar alguém, ou mais, subtilmente, lançando dúvidas sobre o seu personagem. O resultado de um ataque ad hom pode ser prejudicar alguém sem realmente ter que se envolver com seu argumento.

     

    (V) Os deputados religiosos são todos a favor do Projeto Escola sem Partido, pois quem participa de uma igreja não apoia uma escola que doutrine os estudantes.

    V) Petitio Principii

    O raciocínio circular assume o que é para provar que a evidência já assume a verdade da conclusão
    Os argumentos circulares podem ser dedutivamente válidos e subterrâneos, mas ainda são falazes

     

    (IV) Professor, o senhor deve rever a minha nota, pois preciso passar nesta prova. Caso contrário, eu posso perder o emprego.

    IV) Argumentum ad misericordiam

    Falácia cometida quando se faz apelo à compaixão, para conseguir a aceitação de uma certa conclusão.


     

    (I) O senhor trabalha numa repartição Federal, se quiser assegurar o seu emprego deve trabalhar pela reeleição do presidente.

    I) Argumentum ad baculum

    ARGUMENTO À FORÇA
    Nós cometemos esse falso quando ignoramos o verdadeiro fato em questão e apelamos para a pressão física ou moral ao invés de argumentar

    Ex.:  Caro professor ao considerar minha nota em sua aula, tenha em mente que meu pai é o reitor