SóProvas


ID
242275
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MMA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No que se refere a tecnologias da informação, Internet e intranet, julgue os seguintes itens.

Antivírus, worms, spywares e crackers são programas que ajudam a identificar e combater ataques a computadores que não estão protegidos por firewalls.

Alternativas
Comentários
  • Nesta questão misturou-se os conceitos, o que acabou tornando-a errada.

    Neste caso, só o antivirus ajuda a identificar e combater ataques a computadores

    worms e spywares são ameaças, programas desenvolvidos para executar ações maliciosas nos computadores.

  • Cracker é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança, de forma ilegal ou sem ética. Este termo foi criado em 1985 por hackers em defesa contra o uso jornalístico do termo hacker. O uso deste termo reflete a forte revolta destes contra o roubo e vandalismo praticado pelo cracking.

     

    Crackers utilizam seus conhecimentos em informática para o "mau". Hackers usam para o "bem".

  • Antivírus - Programa residente na memória que protege o sistema contra infecções de vírus de computador. Tanto evita novas infecções com limpa o sistema de infecções já estabelecidas.

    Worms - É um programa capaz de se propagar automaticamente através de várias estruturas de redes. Não são vírus. Não inserem cópias de si mesmo.

    Spyware - São vários programas que monitoram os hábitos de acsso e navegação dos usuários.

  • Só para completar

    Antivirus: Programa utilizado para descontaminar um computador ou rede que estiver infectado com vírus, worm e códigos maliciosos, bem como fornecer proteção contra novas infestações. Esses programas precisam ser atualizados com freqüência para garantir sua eficácia.
     

    Um Worm (verme, em português), em computação, é um programa auto-replicante, semelhante a um vírus. Enquanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se propagar, o Worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar.

    Um worm pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema, além de se auto-replicar, pode deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por email.

    A partir disso, o worm pode tornar o computador infectado vulnerável a outros ataques e provocar danos apenas com o tráfego de rede gerado pela sua reprodução – o Mydoom, por exemplo, causou uma lentidão generalizada na Internet no pico de seu ataque.

    Spyware consiste em um programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa na Internet, sem o seu conhecimento nem o seu consentimento. 

    Cracker é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança, de forma ilegal ou sem ética. Este termo foi criado em 1985 por hackers em defesa contra o uso jornalístico do termo hacker. O uso deste termo reflete a forte revolta destes contra o roubo e vandalismo praticado pelo cracking.

    Bons estudos!

     

     

     

     

  • Cuidado, galeraa!!
    Worm não é, por definição, um vírus! Mas ele ENVIA CÓPIAS DE SI! É isso sua principal característica. A diferença é que o vírus precisa de um hospedeiro; o worm, não!
    É apenas parecido com ele! Os worms são capazes de se propagarem automaticamente através de redes, enviando cópias de si para outros computadores(diferentemente dos vírus, eles não infectam os arquivos, pois eles já o são!)
    Portanto, é errado dizer que worm é "um tipo de vírus"!


    Até a próxima, moçada!
  • Gabarito: ERRADO

    Os antivírus são programas de proteção contra vírus de computador bastante eficazes, protegendo o computador contra vírus, cavalos de troia e uma ampla gama de softwares classificados como malware. Como exemplos cita-se McAfee Security Center Antivírus, Panda Antivírus, Norton Antivírus, Avira Antivir Personal, AVG etc.


    Já os worms e spywares são programas classificados como malware, tendo-se em vista que executam ações mal-intencionadas em um computador!!

    Worms: são programas parecidos com vírus, mas que na verdade são capazes de se propagarem automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador (observe que os worms apenas se copiam, não infectam outros arquivos, eles mesmos são os arquivos!!). Além disso, geralmente utilizam as redes de comunicação para infectar outros computadores (via e-mails, Web, FTP, redes das empresas etc).

    Diferentemente do vírus, o worm não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos e não necessita ser explicitamente executado para se propagar. Sua propagação se dá através da exploração de vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em
    computadores.

    Spyware: programa que tem por finalidade monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.

    Os Crackers são indivíduos dotados de sabedoria e habilidade para desenvolver ou alterar sistemas, realizar ataques a sistemas de computador, programar vírus, roubar dados bancários, informações, entre outras ações maliciosas.

     

    Informática em Teoria e Exercícios Comentados p/ PRF – Turma: 15– Foco: Cespe/UnB

    Aula 01 – Segurança da Informação - Profa. Patrícia Quintão

     

  • CRACKERS SÃO PESSOAS, NÃO PROGRAMAS! JÁ MATA AÍ A QUESTÃO E CORRE PARA PRÓXIMA, TEMPO É TUDO NA PROVA.

    Att, Victor.

  • Lembra do cracudo lá da sua esquina que fica vendendo droga, ele é uma pessoa, não um programa. kkkkk :D

  • Só pra saber se vc está vivo! rsrsr...

  • Parei na segunda vírgula hehehe

    Essa é "só pra não zerar" kkkkkkk

  • fala sério!!!

  • Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

    Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    Worms são notadamente responsáveis por consumir muitos recursos, devido à grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar e, como consequência, podem afetar o desempenho de redes e a utilização de computadores.

     

     

    Spyware é um tipo específico de código malicioso. Programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros. Keyloggerscreenlogger eadware são alguns tipos específicos de spyware.

     

     

    cracker é um vândalo virtual, alguém que usa seus conhecimentos para invadir sistemas, quebrar travas e senhas, roubar dados etc. Alguns tentam ganhar dinheiro vendendo as informações roubadas, outros buscam apenas fama ou divertimento.

     

     

    Firewall é um d ispositivo de segurança usado para dividir e controlar o acesso entre redes de computadores.

     

     

    (fonte: https://cartilha.cert.br/)

  • ALTERNATIVA E

    Antivírus COMBATE

    worms MALWARES

    spywares MALWARES

    e crackers (Grande conhecimento ,FORMA MALICIOSA)

  • LETRA E

  • worms, spywares e crackers --> Malwares!

    [...]

    WORM

    ➥ Também chamado de verme, é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    [...]

    SPYWARE

    É um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.

    [...]

    CRACKER

    Cracker, cráquer ou ciberpirata é o termo usado para designar o indivíduo que pratica a quebra de um sistema de segurança de forma ilegal ou sem ética. Este termo foi criado em 1985 por hackers em defesa contra o uso jornalístico pejorativo do termo "hacker"

    [...]

    Bons Estudos!

  • Apagar fogo com gasolina

  • Antivírus, worms, spywares e crackers são programas que ajudam a identificar e combater ataques a computadores que não estão protegidos por firewalls.

    Antivírus - é um programa

    Worms - é programa malicioso

    Spywares - é um programa malicíoso

    Cracker - é um vândalo, não programa

    Questão: errada

  • apagar fogo com gasolina

  • crackers (erro da questão)

  • Gabarito: Errado

    ✏️Cracker é um hacker, só que esse usa as suas habilidades para o mal.

    Ex: Se um biólogo constrói uma bomba química para destruir o mundo, ele deixa de ser biólogo?

    Não, a mesma coisa é o Cracker, ele continua sendo hacker, mas usando seu potencial para o mal.

  • Recomendo esses antivirus galera, princípalmente para você ter mais segurança de colocar um CPF ou CARTÃO DE CRÉDITO nos site, ele vai te impedir(Literalmente) de usar eles em sites maliciosos

  • Errado

    • É o mesmo de dizer que vai apagar o fogo com gasolina
    • Cracker não é um programa é um vândalo

    PMAL 2021

  • Antivírus, worms, spywares e crackers

  • essa,que o examinador fumou,foi da boa.