SóProvas


ID
2423053
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A equipe de Enfermagem deve utilizar práticas de precaução e técnicas assépticas durante os procedimentos para evitar a propagação de microrganismos e contaminações cruzadas. Precaução de contato é definida como a utilização de medidas que devem ser aplicadas às doenças transmissíveis que envolvem o contato direto pele a pele, por meio de fômites ou objetos de uso comum.

As medidas de precaução de contato incluem:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra a

     

    Precaução Padrão 

     

    Devem ser seguidas para TODOS OS PACIENTES, independente da suspeita ou não de infecções

     

    Higienização das mãos: lave com água e sabonete ou friccione as mãos com álcool a 70% (se as mãos não estiverem visivelmente sujas) antes e após o contato com qualquer paciente, após a remoção das luvas e após o contato com sangue ou secreções.

     

    Use luvas apenas quando houver risco de contato com sangue, secreções ou membranas mucosas. Calce-as imediatamente antes do contato com o paciente e retire-as logo após o uso, higienizando as mãos em seguida.

     

    Use óculos, máscara e/ou avental quando houver risco de contato de sangue ou secreções, para proteção da mucosa de olhos, boca, nariz, roupa e superfícies corporais.

     

    Descarte, em recipientes apropriados, seringas e agulhas, sem desconectá-las ou reencapá-las.

     

     

    https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes/item/precaucoes-padrao-de-contato-para-goticulas-e-para-aerossois

  • Gabarito: B

    Segundo a anvisa, em isolamento de contato:

    Indicações: infecção ou colonização por microrganismo multirresistente, varicela, infecções de pele e tecidos moles com secreções não contidas no curativo, impetigo, herpes zoster disseminado ou em imunossuprimido, etc.

    Use luvas e avental durante toda manipulação do paciente, de cateteres e sondas, do circuito e do equipamento ventilatório e de outras superfícies próximas ao leito. Coloque-os imediatamente antes do contato com o paciente ou as superfícies e retire-os logo após o uso, higienizando as mãos em seguida.

    Quando não houver disponibilidade de quarto privativo, a distância mínima entre dois leitos deve ser de um metro.

    Equipamentos como termômetro, esfignomanômetro e estetoscópio devem ser de uso exclusivo do paciente.