SóProvas


ID
2423062
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dois pacientes homônimos, cujos nomes eram José Carlos da Silva, estavam internados em uma mesma enfermaria cirúrgica. O técnico de enfermagem encaminhou o paciente errado para o centro cirúrgico. Considerando que o processo de identificação deve assegurar que o cuidado seja prestado à pessoa para a qual se destina, assinale a alternativa INCORRETA sobre o protocolo de identificação do paciente.

Alternativas
Comentários
  • A identificação do paciente na prescrição realizada em ambulatório deve conter, no mínimo, as seguintes informações:

    Nome completo do paciente;

    endereço; e

    data de nascimento.

    A identificação do paciente na prescrição hospitalar deve ser realizada em formulário institucional e conter, no mínimo, as seguintes informações:

    nome do hospital;

    nome completo do paciente;

    número do prontuário ou registro do atendimento;

    leito;

    serviço;

    enfermaria/apartamento;

    e andar/ala.

  • Assertiva errada letra A. Fundamento: 

    Identificar os pacientes: é necessário usar pelo menos dois identificadores em pulseira branca padronizada. O serviço de saúde escolhe o membro em função do paciente. Havendo impossibilidade de utilizar dois identificadores, poderão ser utilizados o número do prontuário e as características físicas mais relevantes do paciente.

    -->  O número do quarto/enfermaria/ leito não pode ser usado como identificador por causa do risco de troca. 

     

     

    FONTE:  MINISTÉRIO DA SAÚDE  Anexo 02: PROTOCOLO DE IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE* Protocolo integrante do Programa Nacional de Segurança do Paciente. 

     

     

     

  • Para assegurar que todos os pacientes sejam corretamente identificados, é necessário usar pelo menos dois identificadores em pulseira branca padronizada, colocada num membro do paciente para que seja conferido antes do cuidado. São identificadores: nome completo do paciente, nome completo da mãe do paciente, data de nascimento do paciente, número de prontuário do paciente. Ou seja, a opção não é apenas de nome completo do paciente e o número do leito, mas pode ser também nome completo da mãe do paciente e data de nascimento do paciente, por isso a alternativa A é incorreta.

    O protocolo de identificação do paciente deverá ser aplicado em todos os ambientes de prestação do cuidado de saúde (por exemplo, unidades de internação, ambulatório, salas de emergência, centro cirúrgico) em que sejam realizados procedimentos, quer  terapêuticos, quer diagnósticos.

    O profissional responsável pelo cuidado deverá perguntar o nome ao paciente/familiar/acompanhante e conferir as informações contidas na pulseira do paciente com o cuidado prescrito, ou com a rotulagem do material que será utilizado.

    Mesmo que o profissional de saúde conheça o paciente, deverá verificar os detalhes de sua identificação para garantir que o paciente correto receba o cuidado correto. 

    Todos os incidentes envolvendo identificação incorreta do paciente devem ser notificados de acordo com a legislação vigente e investigados pelo serviço.

    Gabarito do Professor: Letra A

    Bibliografia

    https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes/item/identificacao-do-paciente