SóProvas


ID
2424589
Banca
IF Sertão - PE
Órgão
IF Sertão - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 306, de 07 de dezembro de 2004 Publicada no DOU de 10/12/2004, dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, em que todo gerador deve elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS, baseado nas características dos resíduos gerados e na classificação constante do Apêndice I da resolução, estabelecendo as diretrizes de manejo dos RSS. O PGRSS a ser elaborado deve ser compatível com as normas locais relativas à coleta, transporte e disposição final dos resíduos gerados nos serviços de saúde, estabelecidas pelos órgãos locais responsáveis por estas etapas. É CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • TRANSPORTE INTERNO: Consiste no traslado dos resíduos dos pontos de geração até local destinado ao armazenamento temporário ou armazenamento externo com a finalidade de apresentação para a coleta.

     

     

     

     

     

    - Resolução - RDC/ANVISA nº 306, de 7 de dezembro de 2004

    Dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.

     

     

     

  • Complemento:

    a) A definição é SEGREGAÇÃO e não compactação.
    SEGREGAÇÃO: Separação dos resíduos no momento e local de sua geração, de acordo com sua característica.

    b) ACONDICIONAMENTO: Os recipientes de acondicionamento existentes em SALAS DE CIRURGIA OU DE PARTO NÃO precisam de tampa, devendo os resíduos serem recolhidos imediatamente. 

    c) IDENTIFICAÇÃO: o grupo B deve ser identificado  pelo símbolo de risco associado, com discriminação de substância química e frase de risco.

    Essa letra fez referência ao grupo E, a saber: o grupo E é identificado pelo símbolo de substância infectante, com rótulos de fundo branco, desenho e contornos pretos, com a inscrição “RESÍDUO PERFUROCORTANTE”

    e) ARMAZENAMENTO TEMPORÁRIO: guarda temporária dos recipientes contendo os resíduos já acondicionados, próximo aos pontos de geração. 
    Só existem os termos armazenamento temporário e armazenamento externo. 

     

    FONTE:  

     

    RESOLUÇÃO 306/2004- GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE- GRSS.