Conforme Dodebei (2002, p. 70):
A determinação do universo conceitual pode ser obtida tanto por conhecimento prévio do domínio, como por observação do campo conceitual, reconhecendo, no campo da metodologia, a indução e a dedução como os processos de escolha para a composição desse universo.
No processo indutivo, a obtenção da terminologia se faz mediante a identificação de termos prováveis, a partir do exame da literatura corrente, tendo como princípio básico de eleição a frequência de ocorrência terminológica e a consequente incidência desses termos nas perguntas que serão feitas ao sistema de informação.
Já no processo conceitual, a obtenção da terminologia se faz por consenso de peritos no assunto, mediante a formação de comitês para discussão acerca dos termos que irão compor a estrutura do léxico documentário e tendo como justificativa a garantia dos produtores e utilizadores do sistema de informação; daí decorre um processo de dedução das espécies a serem incluídas, a partir da definição, baseada no conhecimento, das classes gerais ou facetas principais.
Gab. E
DODEBEI, Vera Lúcia Doyle. Tesauro: linguagem de representação da memória documentária. Niterói: Intertexto; Rio de Janeiro: Interciência, 2002.