SóProvas


ID
242500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MMA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

A qualidade do serviço de atendimento ao público no contexto da realidade brasileira, tanto no âmbito estatal quanto na iniciativa privada, apresenta-se como um desafio institucional que exige transformações urgentes. Com relação à qualidade do atendimento ao público, julgue os itens que se seguem.

Na situação de atendimento ao público e, principalmente, sob o ponto de vista do usuário, o atendente passa a ser considerado alguém portador de uma identidade singular, desvinculado da figura da instituição.

Alternativas
Comentários
  • Errada - as figuras são confundidas pelos usuários
  • O Atendente é o cartão de visita da instituição, portanto, não podemos desvincular.
  • A análise da literatura e os resultados de intervenções, realizadas pelo Laboratório de Ergonomia do Departamento de Psicologia Social da UnB, colocam em evidência três facetas principais do trabalho de mediação:
    · do ponto de vista da instituição, a mediação tende a transformar o atendente metaforicamente nos “braços, pernas e cabeça da instituição” ou modo pelo qual a instituição busca "personificar-se", abandonando sua condição de ente abstrato;
    · do ponto de vista do usuário, a mediação tende a uma despersonificação do atendente, ou seja, o atendente deixa de ser alguém portador de uma identidade singular para encarnar a figura da instituição e, dessa forma, ser responsabilizado pela resposta adequada à demanda do usuário; e
    · do ponto de vista do atendente, a mediação tende a ser um momento de gerir interesses nem sempre compatíveis e harmônicos, buscando cumprir as tarefas prescritas, evoluir suas competências, preservar sua saúde e construir sua identidade profissional.

    Fonte:
    Serviço de Atendimento ao Público: O que é ? Como analisá-lo?
    Esboço de uma Abordagem Teórico-Metodológica em Ergonomia
  • É o contrário, o servidor representa oa órgão que atende. O usuário do serviço público o enxerga como o próprio serviço público.

  • sempre que o funcionário faz merda a culpa é individualizada? ou por exemplo a culpa é da PM, a PM é violenta, PM tudo corrupto. 

  • Na situação de atendimento ao público e, principalmente, sob o ponto de vista do usuário, o atendente passa a ser considerado alguém portador de uma identidade singular, desvinculado da figura da instituição. Resposta: Errado.

    Mesmo sendo um trabalho voluntário, sem remuneração ou mesmo por paixão, caso esteja representando a instituição com certeza estará vinculado.