SóProvas


ID
2425141
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a organização e os cuidados com as vacinas, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. A Cadeia de Frio representa o processo logístico (recebimento, armazenamento, distribuição e transporte) da Rede de Frio.

II. Na sala de vacinação, todas as vacinas devem ser armazenadas entre +0°C e +10°C, sendo ideal +4°C.

III. Deve-se realizar limpeza do equipamento da vacina principalmente na véspera de feriado prolongado ou ao final da jornada de trabalho.

IV. Os imunobiológicos devem ser organizados em bandejas sem que haja a necessidade de diferencia-los por tipo ou compartimento, uma vez que a temperatura se distribui uniformemente no interior do equipamento.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Estrutura da Rede de Frio


    Cadeia de frio


    É o processo logístico da Rede de Frio para conservação dos imunobiológicos, desde o laboratório produtor até o usuário, incluindo as etapas de recebimento, armazenamento, distribuição e transporte, de forma oportuna e eficiente, assegurando a preservação de suas características originais. 


    Câmara refrigerada e freezer científico para conservação de imunobiológicos


    Na cadeia de frio, estes equipamentos são indicados para o armazenamento dos imunobiológicos. As câmaras refrigeradas são aplicáveis aos imunobiológicos armazenáveis à temperatura positiva, de +2°C a +8°C. Os freezers indicados para os imunobiológicos armazenáveis à temperatura negativa, -25°C a -15°C, tais como febre amarela (FA) e a vacina da poliomielite (VOP). O conhecimento sobre as câmaras refrigeradas e freezers científicos, funcionamento, componentes e metrologia são requisitos importantes que orientam a escolha do equipamento mais adequado e seguro ao armazenamento dos produtos. Atualmente, dadas a evolução tecnológica, as novas oportunidades de mercado, as necessidades de qualificação e a otimização dos processos da cadeia de frio, esses equipamentos específicos são recomendados para armazenar imunobiológicos. Nesse sentido, os refrigeradores de uso doméstico, projetados para a conservação de alimentos e produtos 


    que não demandam precisão no ajuste da temperatura, não são indicados ao armazenamento e à conservação dos imunobiológicos.63,66 Assim, deve-se substituir os refrigeradores de uso doméstico, considerando a necessidade contínua do gerenciamento do risco e do aprimoramento da Rede de Frio. O frigobar não deve ser utilizado para o armazenamento de imunobiológicos, uma vez que não tem efetividade de rendimento. Estes equipamentos não possuem espessura adequada de isolamento das paredes, facilitando a troca de calor do meio. Os equipamentos devem dispor de procedimentos de fácil acesso e compreensão, demonstrando a forma como estão organizados os imunobiológicos no interior da câmara, evitando trocas inadvertidas, prazo de validade vencido, entre outros. Orienta se a utilização de mapa ilustrativo e, nas salas de imunização a identificação

    “USO EXCLUSIVO”.


    REFRIGERADOR de uso DOMÉSTICO


    NÃO É RECOMENDADO para o armazenamento de imunobiológicos. NÃO É PERMITIDO O USO DE


    REFRIGERADOR TIPO FRIGOBAR para o armazenamento de imunobiológicos. 



    http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/rede_frio_2017_web_VF.pdf

  • As bancas estão trazendo o conceito de que não se usa mais o refrigerador doméstico. Por isso cuidado com questões que trazem conceitos de separação por prateleiras do refrigerador.

  • Câmara refrigerada

    Limpar mensalmente, ou conforme o uso, as superfícies internas das câmaras, segundo orientação do fabricante. Realizar o remanejamento dos produtos armazenados antes do procedimento.

    • Realizar os procedimentos de limpeza com estoque reduzido, preferencialmente no início da semana, para que o usuário possa monitorar ao longo da semana o funcionamento pleno e adequado do equipamento de refrigeração. NÃO REALIZAR a limpeza do equipamento na véspera de feriado prolongado ou ao final da jornada de trabalho.

    • Realizar a manutenção periódica, preditiva e preventiva, é fundamental para garantir os requisitos

    Câmara refrigerada

    • Identificar o equipamento de maneira visível.

    • Verificar no Manual do Usuário capacidade útil máxima do equipamento, entre outras informações relacionadas, antes de iniciar o armazenamento dos imunobiológicos.

    • Organizar os imunobiológicos nos compartimentos internos, SEM A NECESSIDADE DE DIFERENCIAR A DISTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS POR TIPO OU COMPARTIMENTO, uma vez que as câmaras refrigeradas possuem distribuição uniforme de temperatura no seu interior.

    http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/rede_frio_2017_web_VF.pdf pagina 58 e 59

    Gostei (

    2

    )